O relatório State of Operational Technology and Cybersecurity de 2023 da Fortinet revela que, embora as organizações de Tecnologia Operacional (OT) tenham, de maneira geral, aprimorado sua postura de cibersegurança, ainda existem oportunidades para melhorias.
95% das empresas esperam que a responsabilidade pela cibersegurança OT passe dos diretores e gestores para os CISOs nos próximos 12 meses. As equipas de redes e TI estão sob uma grande pressão para se adaptarem e se tornarem mais conscientes da OT, e as organizações estão mudando para encontrar e utilizar soluções que assegurem todo o seu ambiente de TI/OT para reduzir o risco global de segurança.
OT continua a ser alvo dos cibercriminosos
Intrusões de malware (56%) e phishing (49%) foram mais uma vez o tipo mais comum de incidentes registados, e quase um terço dos inquiridos afirmou ter sido vítima de um ataque de ransomware no último ano (32%, inalterado desde 2022).
O nível médio de maturidade em segurança cibernética está melhorando
Em 2023, o número de entrevistados que consideram a postura de segurança OT da sua organização como "altamente madura" caiu para 13% de 21% no ano anterior, sugerindo uma crescente consciencialização entre os profissionais OT e ferramentas mais eficazes para auto-avaliar as capacidades de cibersegurança das suas organizações.
Quase um terço (32%) dos entrevistados indicou que tanto os sistemas de TI como os sistemas OT foram afetados por um ciberataque, contra apenas 21% no ano passado.
Aumento de dispositivos conectados ressalta os desafios de complexidade para as organizações OT
Quase 80% dos entrevistados afirmaram ter mais de 100 dispositivos OT habilitados para IP no seu ambiente OT, e mostram até que ponto é um desafio significativo para as equipas de segurança proteger um cenário de ameaças em constante evolução.
Os resultados do estudo revelaram que as soluções de cibersegurança continuam a contribuir para o sucesso da maioria (76%) dos profissionais de OT, especialmente ao melhorar a eficiência (67%) e a flexibilidade (68%).
Alinhamento da segurança OT com o CISO é um bom presságio para o setor
Embora quase todas as organizações tenham enfrentado uma batalha difícil quando se trata de encontrar profissionais de segurança qualificados devido à crescente escassez de competências em cibersegurança, os resultados do relatório sugerem que as organizações OT continuam a dar prioridade à cibersegurança.
Um indicador importante é o fato de quase todas as organizações (95%) planejarem colocar a responsabilidade pela cibersegurança OT sob a alçada de um CISO nos próximos 12 meses, em vez de um executivo ou equipa de operações.
A consolidação reduz a complexidade e acelera os resultados. O primeiro passo é começar a construir uma plataforma ao longo do tempo e obter parceria com fornecedores que projetam seus produtos com integração e automação.
Uma solução eficaz de NAC ajuda a manter controle completo da rede de uma organização, gerenciando novos dispositivos que desejam se conectar ou comunicar com outras partes da infraestrutura da organização.
O acesso de confiança zero fornece verificação contínua de todos os usuários, aplicativos e dispositivos que buscam acesso a ativos críticos, independentemente de onde estejam localizados.
Conclusão
O Relatório do Estado da Tecnologia Operacional e Cibersegurança de 2023 constata que as organizações estão dando prioridade à cibersegurança em ambientes OT. Essa é uma tendência importante e necessária, pois 75% das organizações pesquisadas tiveram que lidar com pelo menos um ciberataque nos últimos 12 meses.
Os dados da pesquisa sugerem que a cibersegurança OT está melhorando ou amadurecendo, e os incidentes parecem estar diminuindo. Da mesma forma, os riscos associados a incidentes OT estão se tornando mais evidentes por meio de eventos globais. Além disso, as corporações estão agora mais agressivas em sua postura de segurança OT, e as equipes de TI estão se envolvendo cada vez mais nas redes industriais.
Os dados de pesquisa da Fortinet demonstram um aumento geral nas diversas soluções de cibersegurança OT. A cibersegurança da tecnologia operacional, a propriedade e o risco e a implementação de soluções de segurança estão amadurecendo e causando impacto. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para a maioria das organizações se proteger adequadamente contra malwares mais comuns, como ransomware.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.