A aceleração digital é um processo de transformação contínua que visa modernizar as operações de organizações para atender às demandas atuais e futuras. As empresas devem aceitar que suas necessidades de implantação, consumo e segurança irão evoluir para proteger essas iniciativas. Portanto, é crucial que elas ajustem a forma como conduzem seus negócios para alinhar seus investimentos com as exigências em constante mudança da aceleração digital.
Para organizações que buscam acompanhar essa evolução, existem seis características essenciais a considerar ao escolher programas de soluções de segurança baseadas em consumo.
Muitas organizações não saberão o que realmente precisam até que implantem, protejam e operacionalizem suas iniciativas de aceleração digital. Consequentemente, elas devem procurar programas baseados em consumo que ofereçam a flexibilidade de dimensionar soluções e serviços dinamicamente, conforme necessário.
Muitas vezes, pensamos no dimensionamento (scale-up) direcional. Um programa ideal baseado no
consumo deve permitir às empresas dimensionar bidirecionalmente, de cima para baixo e de dentro para
fora. O dimensionamento vertical aumenta ou diminui o tamanho do sistema. Por outro lado, dimensionar horizontalmente aumenta o número de instâncias da solução.
Para organizações que passam por projetos de aceleração digital rápida, como a implementação de
Infraestrutura como código (IaC), ou simplesmente uma rápida expansão para atender às demandas
dos clientes por novos serviços, os atrasos nas aquisições podem causar enormes impactos negativos.
Em vez disso, as organizações devem buscar programas que simplifiquem o consumo de vários serviços
po meio de um único sistema baseado em créditos, no qual possam adquirir conjuntos de pontos antecipadamente que possam ser retirados e recarregados conforme necessário, proporcionando, assim,
agilidade no provisionamento.
A automação é imprescindível para apoiar iniciativas de aceleração digital em escala, especialmente em
implantações nas quais há a necessidade de dimensionar para cima (scale-up) e para baixo (scale-down)
rapidamente, como ambientes DevOps ou IaC. Uma solução ideal baseada em consumo oferece gerenciamento manual e baseado em API do ciclo de vida das licenças, visibilidade centralizada das licenças provisionadas e pontos de equilíbrio para oferecer melhor eficiência e capacidade de gerenciamento.
Muitas empresas fazem uso mínimo e firmam compromissos com provedores de nuvem, como AWS e Google Cloud, em troca de taxas mais bem negociadas. No entanto, essas mesmas empresas também têm dificuldades para cumprir esses compromissos mínimos anualmente.
Uma solução ideal baseada no consumo ajudará as organizações a diminuir esses compromissos, ao mesmo tempo em que lhes dará a flexibilidade necessária para implantar a segurança onde quer que suas aplicações estejam.
Para maior flexibilidade, uma solução ideal baseada em consumo expande o alcance para soluções de
segurança que podem ser implantadas em qualquer lugar e sempre que necessário, seja na nuvem ou no local.
Recentemente, a Gartner lançou o conceito de “firewall de malha híbrida” (HMF). Esses firewalls devem ser
implantados como uma plataforma de segurança unificada que oferece proteção coordenada a várias áreas da TI corporativa, incluindo sites corporativos, como filiais, campi e data centers; nuvens públicas e privadas; e profissionais remotos.
Com uma única solução baseada em consumo que pode abranger o maior número de implantações e serviços necessários em todos os casos de uso de HMF, as organizações podem aproveitar mais flexibilidade, praticidade e facilidade.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.