Curiosidades
Complexidade das redes torna ambientes mais vulneráveis
Brasiline
31 de maio de 2017

De acordo com uma pesquisa realizada com empresas, somente 54% monitoram serviços prestados na nuvem; menos de 19% consideram equipes capacitadas para lidar com vários aplicativos de rede gerenciados pelas organizações.

A crescente complexidade das redes está tornando-as mais vulneráveis, mesmo que as organizações estejam usando uma média de seis serviços de nuvem diferentes e a segmentação da rede esteja crescendo.

As empresas devem estudar a fundo a evolução das suas superfícies de ataque, a fim de garantir a implantação de medidas adequadas de segurança. Testes simples e eficazes e visibilidade operacional ajudam a melhorar a segurança, por exemplo.

Nomes de usuários e senhas

O acesso às contas normalmente é realizado de forma mais tradicional: tentar adivinhar as senhas e os nomes dos usuários, geralmente começando pelas deduções mais óbvias. Os nomes de usuários mais utilizados são “raiz” e “admin,” além de “ubnt,” que é o nome de usuário padrão para a AWS e outros serviços de nuvem que utilizam Ubuntu. A IoT (internet das coisas) também é um dos alvos mais visados com o nome “pi” para Raspberry PI.

Os caminhos de IUR e de SGC mais explorados

Na computação, o Identificador Uniforme de Recurso (IUR) é uma cadeia de caracteres utilizada para identificar o nome de um recurso. O principal objetivo desta identificação é permitir interação através da rede, usando protocolos específicos.  O Centro também identificou várias tentativas de escaneamento da função phpinfo() e o fato de a maioria das IURs atacadas serem baseadas em PHP.

Malware ou phishing?

Mesmo que o malware tenha sido a forma de ataque dominante em 2016, durante alguns meses, o número de ameaças de ransomware phishing excedeu o de malware. Os principais alvos de phishing no período foram logins no Facebook, Adobe, Yahoo! e AOL.

A adoção da segmentação de rede está aumentando a cada dia. Entretanto, metade desses segmentos não estão sendo monitorados. A visibilidade de rede em todos os segmentos, monitoramento da IoT e IA serão alguns dos principais tópicos de segurança em 2017.

Fonte

Conteúdo extraído do site

Mais Recentes
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Brasiline
23 de outubro de 2025
A complexidade da gestão de identidades digitais cresce à medida que as empresas evoluem digitalmente. Garantir que cada colaborador tenha […]
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger
Brasiline
20 de outubro de 2025
Os riscos internos têm se tornado um dos maiores desafios da cibersegurança moderna. Diferente das ameaças externas, que geralmente envolvem […]
Participe do nosso Grupo Exclusivo com as principais notícias de tecnologia.
Entrar no grupo
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross