Ransonware pelo Mundo
Risco de ciberataque em fábricas é maior do que nos ambientes de TI
Brasiline
15 de julho de 2020

Os ataques cibernéticos podem ameaçar instalações industriais de empresas que empregam a chamada tecnologia operacional – para gestão de ativos industriais – mais do que os ambientes tradicionais em TI.

A afirmação é de acordo com uma pesquisa realizada pela TÜV Rheinland, junto a 2.258 especialistas em segurança e tecnologia industrial em todo o mundo, as três maiores ameaças são phishing e engenharia social, ransomware e ataques DNS.

Nos últimos 12 meses, as empresas que responderam esse estudo tiveram uma média de quatro problemas relacionados à segurança da informação, que resultou na perda de informações confidenciais ou na interrupção das operações no ambiente OT – sigla em inglês para tecnologia industrial, que define os sistemas utilizados para realizar o controle e a gestão dos ativos industriais.

As três maiores ameaças são phishing e engenharia social, ransomware e ataques DNS. Cerca um terço dos respondentes afirmaram que esses ataques resultaram na perda de propriedade intelectual relacionada à tecnologia operacional.

O estudo, que aborda o Estado da Segurança Industrial em 2020, foi realizado junto a especialistas nas indústrias de óleo e gás, farmacêutica, manufatura industrial, logística e transporte, e automotiva.

Ambiente industrial: altamente vulnerável

Para 57% dos respondentes, o ambiente industrial está vulnerável a um ou mais ataques – e isso se deve a fatores como falta de alinhamento com a área de gestão de risco em TI – apontado como um fator por 63% dos participantes da pesquisa. E a razão para isso é a falta de tecnologias que permitam esse monitoramento em redes OT. E o risco sobre os ativos industriais só tem aumentado: 47% dos especialistas entrevistados afirmaram que o número de ameaças aumentou em 2019.

Menos da metade dos entrevistados disse ter sucesso na contenção dos ataques (48%), e 47% afirmaram conseguir identificar a fonte dos ataques a partir da tecnologia correta.

A maior parte dos respondentes (57%) afirmou que as tecnologias renováveis e de ponta (edge) estão aumentando os riscos de ataques cibernéticos. Apenas 37% dos entrevistados afirmou que as empresas onde trabalham têm os esforços de segurança de TI e OT completamente alinhados. Essa falta de alinhamento leva à exposição do ambiente interno das empresas. Outro ponto de preocupação está relacionado às práticas de cibersegurança adotadas por terceiros.

A adoção da inteligência artificial e do aprendizado de máquina podem melhorar a segurança no ambiente industrial. Ao mesmo tempo, 58% dos entrevistados afirmam que essas tecnologias aumentam o risco. Quase metade dos entrevistados afirmou que a Transformação Digital e a Internet das Coisas estão tornando o ambiente de OT mais vulnerável a ameaças cibernéticas.

Fonte

Conheça nossos cases de sucesso na área industrial e veja como podemos contribuir para a segurança do ambiente tecnológico do seu negócio também!

Mais Recentes
Principais descobertas do Relatório de Segurança na Nuvem de 2024
Brasiline
24 de abril de 2024
À medida que as organizações desenvolvem e implementam mais aplicativos na nuvem, a segurança se torna mais complicada. Muitas empresas […]
OT ajuda com processos, dispositivos e infraestrutura
Brasiline
18 de abril de 2024
Sete em cada dez empresas de OT planejam implementar a segurança de OT no âmbito do diretor de segurança da […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?