Na prevenção de intromissões indesejadas nas contas dos usuários, o sistema costuma pedir senhas, contudo algumas pessoas costumam utilizar senhas fáceis, devido não se lembrar das difíceis. A autenticação de dois fatores ajuda a dificultar para o cibercriminoso a sua senha, pois terá que acessar um segundo fator muito mais difícil de conseguir, porque além de descobrir sua senha ainda terá que acessar outro fator.
A autenticação de dois fatores é um sistema seguro e tem sido uma segunda opção de segurança para usuários da internet. Se você quer saber mais sobre este tema, leia esse artigo até o final e fique por dentro de tudo.
O que significa Autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores é um recurso que muitos prestadores de serviços online oferecem que acrescentam para o usuário da internet uma camada adicional de segurança no processo de login da conta. Quando o usuário faz o login, muitas vezes é necessário que ele forneça duas formas de autenticação.
A primeira é a senha, e a segunda, chamada autenticação de dois fatores, poderá ser qualquer coisa. Muitas vezes o sistema pede para você falar o nome do seu animal de estimação e outros. O mais comum dos casos, é um SMS ou um código que é enviado para um e-mail.
Nesse sentido, autenticação de dois fatores é a efetuação do login e algo a mais. No caso de acesso a rede privada da empresa, o usuário pode precisar além da senha, de uma memória USB. Sendo assim, a autenticação é um método excelente como barreira de intromissão indesejada nas suas contas online. Até o momento, tem sido uma ótima forma de proteção.
Em que tipo de conta deve-se ativar a autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores é uma ferramenta que dever ativada em qualquer conta que você considera valiosa, porém as prioridades devem ser aquelas em que possui dados confidenciais como:
Se o usuário gerencia sites, deve considerar assegurar serviços como WordPress, GoDaddy, NameCheap, e em contas que utilize o cartão de crédito e débito associadas: PayPal, eBay, eTrade, e outros.
Além dessas citadas, existem ferramentas como SecureID de RSA, que é um gerador de códigos que normalmente se utiliza no setor corporativo. Dessa forma, é necessário a autenticação de dois fatores em contas corporativas.
Porque devo ter autenticação de dois fatores em contas corporativa
Na atualidade devido aos roubos praticados pelos cibercriminosos é muito importante criar uma barreira de proteção a mais além da sua senha, isso irá dificultar ainda mais as fraudes online. Por isso, muitas empresas tem implementado tecnologias biométricas que cumprem com as mesmas funções. Nesse sentido além da senha pessoal, a autenticação de dois fatores é utilizada e podem ser a impressão digital, varredura da íris, batimentos cardíacos, ou outra medida.
Quais as melhores formas de fazer autenticação de dois fatores em empresas?
Existem inúmeras formas, você deve escolher aquela que mais se aplica à sua. A seguir estarei dando algumas ideias de autenticação de dois fatores, escolha uma.
Aplicativo autenticador
Esse método é um dos mais confiáveis e de fácil acesso, pois pode ser encontrado tanto em aplicativos do Google quanto em apps de terceiros que permitem cadastrar diversas contas. O método autenticador de dois fatores pelo método Aplicativo autenticador tem a vantagem de não depender de uma conexão de rede para funcionar.
Token USB
Esse método é um dispositivo que você conecta no computador. Por ter um conteúdo criptografado, costuma ser um dos métodos de autenticação de dois fatores menos utilizados por conta de sua limitação de uso em dispositivos públicos.
Cartão Magnético
O cartão magnético é um método de autenticação de dois fatores ainda mais restrito por depender de um leitor próprio para funcionar, dessa forma este método é usado dentro das empresas.
SMS e E-mail
Esses meios são os mais tradicionais, razão pela qual a maioria das pessoas opta por eles, sobretudo por serem canais somente usados no marketing digital. A sua forma de funcionar é assim: Um código de acesso é enviado por e-mail ou SMS para que o usuário insira e faça o login.
Conclusão
Como existem muitos fraudadores espalhados pela internet, é necessário que se tenha uma segunda opção na hora de acessar os canais que são valiosos para você. Contas de empresas, redes social, E-mail, contas bancárias são as contas que mais necessitam de uma autenticação de dois fatores, para uma maior proteção contra os cibercriminosos.
Se você ficou com alguma dúvida, fale com um de nossos consultores Brasiline.