Devido aos impactos da pandemia da Covid-19 na dinâmica de trabalho, como muitos sabem, cresceram o home office e as transações online, aumentando a vulnerabilidade das redes corporativas.
A era digital fez emergir uma nova problemática para a sociedade: a segurança de dados. Com a praticidade de compras online e a necessidade de administrar e-mails, redes sociais e o grande número de aplicativos, informações pessoais e contas bancárias podem sofrer exposição de dados além do imaginado.
Os impactos no Brasil
De acordo com a Fortinet, mais de 1,6 bilhão de ataques cibernéticos foram confirmados no primeiro trimestre de 2020. A ascensão dos números está ligada ao aumento de phishings, golpes cibernéticos cujas informações confidenciais como nomes de usuário, senhas e detalhes de cartões de crédito são coletados usando URLs falsas.
Segundo especialistas, não há um padrão para se tornar uma vítima. Todos nós acreditamos não estar suscetíveis a ataques cibernéticos, mas a verdade é que, mesmo pessoas inteligentes e cuidadosas podem cair em golpes onlines, sofrendo graves consequências.
Como se manter protegido dos ciberataques?
Compilamos três dicas de segurança da informação para você proteger melhor seus dados pessoais na rede, confira:
1. Atenção às atividades incomuns de suas contas
O primeiro sinal pode ser desde uma tentativa falha de login no e-mail até uma compra não reconhecida em seu cartão de crédito.
E-mails como Hotmail e Gmail não só detectam a tentativa de acesso em computadores incomuns, como também possuem medidas de seguranças adicionais - como perguntas secretas ou códigos de confirmação pelo celular. Fique atento ao histórico de atividades.
2. Tenha calma e entre em contato com as empresas de suas contas
Caso realmente encontre problemas de acesso em sua conta ou detectar atividades financeiras incomuns, o primeiro passo é manter-se calmo. Agir impulsivamente pode fazer com que caia em phishings, agravando ainda mais o problema.
Ao se deparar com um login simultâneo em seu e-mail, certifique-se de que a notificação recebida é realmente da empresa e cheque o domínio da mensagem. Faça os procedimentos de segurança para redefinir a senha.
No caso de atividades financeiras desconhecidas, entre em contato com seu banco o mais rápido possível.
3. Limite suas informações na rede
Quanto mais dados você disponibilizar na internet, maior serão as chances de ser vítima de um ataque cibernético. Não exponha endereços, telefones pessoais ou e-mails sem necessidade. Os dados são vistos como "presentes" aos olhos dos cibercriminosos. Ao utilizar algum aplicativo em outro celular, lembre-se sempre de fazer o logout.
Conte com uma equipe qualificada
Uma empresa especializada em TI é indispensável, independente do segmento em que se atua. É por isso que, para que tudo saia dentro dos conformes, é preciso ter ao lado uma equipe pronta para qualquer desafio. Por esse motivo a Brasiline entrega diagnósticos personalizados: cada caso é um caso.
Trabalhando com produtos de primeira linha nas análises da principais publicações do mercado, como ‘Gartner Institute’, ‘AV Test’ e ‘NSS-Labs’ e, em mais de 17 anos de história, nunca deixou de crescer.
Integradora de soluções de tecnologia aderentes ao corebusiness das empresas, a Brasiline é uma empresa Premium Partners de grandes distribuidores como ScanSource, ARROW e Westcon e foi eleita TOP 5 Canais da Fortinet em 2017. Para saber mais, fale com um de nossos consultores Brasiline ou se preferir, acesse nosso site brasiline.com.br