Uma das maiores instâncias da justiça brasileira, o Superior Tribunal de Justiça sofreu um ataque hacker em seus sistemas e paralisou suas atividades.
O ministro Humberto Martins, declarou que acionou a Polícia Federal para investigar o ataque. Segundo o STJ, por precaução, os prazos processuais foram suspensos até a próxima segunda-feira (9/11).
Veja a nota oficial da presidência:
"O Superior Tribunal de Justiça comunica que a rede de tecnologia da informação do tribunal sofreu um ataque hacker, nessa terça-feira (3), durante o período da tarde, quando aconteciam as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas. A presidência do tribunal já acionou a Polícia Federal para a investigação do ataque cibernético.
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) está trabalhando na recuperação dos sistemas dos serviços oferecidos pela Corte.
Por precaução, os prazos processuais seguem suspensos até a próxima segunda-feira (9). As demandas que importem em perecimento de direito (demandas urgentes, como liminares em habeas corpus) estarão centralizadas na presidência do STJ por igual prazo.
Todas as sessões de julgamento, virtuais e/ou por videoconferência, estão suspensas ou canceladas até restabelecida a segurança do tráfego de dados nos sistemas.
A área de TI do STJ recomendou aos usuários que não utilizem computadores, ainda que os pessoais, que estejam conectados com algum dos sistemas informatizados da Corte, até que seja garantida a segurança do procedimento.”
Ataques no Brasil vêm aumentando cada vez mais
Segundo pesquisas, o Brasil sofreu mais de 3,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos de janeiro a setembro, de um total de 20 bilhões em toda a América Latina e Caribe.
Os ataques vem sendo realizados através de ransomware, o qual pede resgate em troca da recuperação dos dados criptografados, na maior parte das vezes, com pagamentos em Bitcoins.
Conte com nosso time de Experts da Brasiline!
A Brasiline construiu, em mais de 17 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor de TI, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business.
Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.
Para saber mais, fale com um de nossos consultores Brasiline.
Veja também: