Brasil ganha mais um ponto de internet de alta velocidade com a Europa.
Um cabo submarino de fibra óptica ligará as cidades de Fortaleza, no Ceará, a Sines, em Portugal, e permitirá o tráfego de dados de 72 terabits por segundo e latência de 60 milissegundos.
O cabo tem 6 mil quilômetros de extensão, chegando a 5 quilômetros de profundidade em alguns locais.
“O Brasil é um dos países que mais produz dados no mundo, e com o 5G nós teremos um aumento ainda maior. Então, nós precisamos de escoamento. Temos hoje um cabo que já faz essa conexão, mas de voz, entre Brasil e Europa, que passa pelos Estados Unidos, mas que já tem mais de 20 anos. A vida útil de um cabo de fibra óptica que faz esse tipo de tráfego, ele tem uma durabilidade em torno de 25 anos”, explica o ministro das Comunicações, Fábio Faria.
A importância dos cabos submarinos
São usados em trechos de mar para ligar estações terrestres e, assim, transmitir sinais de telecomunicações por longas distâncias. Eles são instalados no assoalho oceânico, formados por
correntes de convecção do manto e à interação divergente de placas que permite a liberação de grande quantidade de material magmático.
Esses cabos recebem proteção mecânica para que sejam instalados sob a água: normalmente, têm interior de aço e isolamento especial. Podendo ser metálicos, coaxiais ou ópticos — os mais utilizados atualmente.
Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente. Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI
seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa possa focar no que realmente interessa: no seu core business. Junte- se
aos mais de 1.200 clientes em todo o Brasil que aderiram à nossa ampla oferta de soluções e serviços em regime de 24x7x365 com SLA zero.
Entre em contato com um de nossos consultores Brasiline para saber como podemos ajudar o seu negócio.
Veja também: