A crise do novo coronavírus afetou a economia e as formas de organização do trabalho com a maioria dos profissionais de áreas administrativas trabalhando em casa.
Para os especialistas, é necessário olhar além da crise atual para os desafios potenciais e oportunidades que o mundo pós COVID-19 traz, além das diversas mudanças e observações como comportamento da sociedade e efeitos psicológicos, qualidade da governança e competências dos líderes, impacto na geopolítica e meio ambiente, sistemas de saúde e o novo tecnológico e industrial.
O distanciamento social modificou as organizações e trouxe uma nova forma de se conduzir o trabalho como o home office, que exige habilidades pessoais e muita organização. Com o passar dos anos, novas habilidades serão inseridas, outras excluídas, assim como algumas profissões que já existiram e hoje estão extintas.
O foco das habilidades estão ligadas nos aspectos que faz superar os robôs, como as relações interpessoais que são praticamente impossíveis de automatizar, criatividade, persuasão e colaboração.
“O que os profissionais devem fazer é se antecipar e se requalificar, adaptar-se às novas funções disponíveis, e resgatar as habilidades que, por enquanto, só os humanos possuem. Além disso, é importante estar atento aos avanços científicos, tecnológicos e as tendências de mercado para saber como será o futuro”, diz especialista.
A seguir, destacamos as 10 habilidades do futuro e dicas de como se qualificar, confira:
1. Inteligência Emocional
2. Pensamento Crítico
3. Habilidades em Tecnologia
4. Adaptação e Flexibilidade
5. Criatividade
6. Habilidades de Liderança
7. Julgamento e Tomada de Decisão
8. Colaboração
9. Alfabetização de Dados
10. Inteligência Cultural e Diversidade
Para que esse cenário seja positivo, é importante entender as mudanças da Quarta Revolução Industrial, onde a união das tecnologias modificará radicalmente não apenas o modo como se vive, mas a maneira como se trabalha também.
Entre em contato com os nossos Experts Brasiline e saiba como podemos te ajudar.