Usos maliciosos de tecnologia de IA
À medida que a IA cresce em adoção e sofisticação, os cibercriminosos procuram maneiras de aproveitar seu potencial.
Hackear uma rede costumava levar meses. Mas com as tecnologias de IA e aprendizado de máquina (ML) ao seu lado, os cibercriminosos podem ver esse intervalo de tempo reduzido para uma questão de dias. À medida que mais ataques aprimorados por IA são orquestrados, as técnicas usadas nesses eventos se tornam cada vez mais disponíveis e baratas para mais e mais criminosos cibernéticos.
As técnicas automatizadas e com script também podem aumentar exponencialmente a velocidade e a escala de um ataque cibernético. A capacidade de automatizar todo o processo de mapeamento de redes, descoberta de alvos, localização de vulnerabilidades e lançamento de um ataque personalizado aumenta significativamente o volume de ataques que até mesmo um único malfeitor pode realizar.
Redes complexas geralmente carecem de uma estratégia de segurança coesa
Freqüentemente, as arquiteturas de segurança de rede não são projetadas para resistir a esses tipos de ataques. Por exemplo, não é incomum para uma organização usar 30 ou mais produtos pontuais relacionados à segurança em seus ambientes. Com essa configuração, obter uma visão geral da arquitetura de segurança da organização requer a consolidação manual de dados entre os diferentes aplicativos.
Isso também deixa essas organizações incapazes de lançar rapidamente uma resposta coordenada e eficaz a um ataque em toda a rede. E, à medida que os cibercriminosos continuam a minimizar o tempo de exploração, as equipes de segurança de TI se esforçam para detectar ataques na mesma velocidade. É mais importante do que nunca que as organizações adotem novas estratégias para garantir que suas redes possam funcionar da maneira mais coesa possível.
Ao trabalhar para se defender contra essas estratégias de ataque aprimoradas por IA, as equipes de segurança devem adotar uma abordagem de “combate ao fogo com fogo”. Compreendendo como os cibercriminosos obtêm sucesso e retirando algumas páginas de seus manuais, os líderes de segurança podem redesenhar suas estratégias para nivelar o campo de atuação.
Importância da tecnologia baseada em IA na segurança cibernética
Embora a tecnologia de IA possa fazer coisas incríveis, ela pode ter implicações positivas e negativas. Os profissionais de segurança cibernética devem empregar com confiança essa mesma tecnologia avançada em contra-medidas para proteger as redes de agentes mal-intencionados que exploram tecnologias cada vez mais avançadas. Uma estratégia de segurança que usa tecnologias aprimoradas de IA é vital na defesa contra cibercriminosos, especialmente à medida que as redes e os ataques contra eles se tornam mais complexos e sofisticados.
Descubra como a Brasiline integra os serviços Fortinet e recursos de aprendizado de máquina Security Fabric para detectar, identificar e responder a ameaças na velocidade da máquina.