O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi mais uma vítima de ciberataque na última sexta-feira, 19/11, e assegura, em nota oficial, que não houve acesso a qualquer informação armazenada em seu ambiente, mas, por garantia, o sistema de Alvará ficará fora do ar, em atualização.
“O ocorrido limitou-se ao ambiente computacional do sistema de ‘Alvará Eletrônico’, sem acesso a nenhuma informação armazenada no mesmo, portanto, sem acesso ou vazamento de informações de qualquer tipo. E reitera que a ocorrência não se estendeu aos demais ambientes informatizados do TJAM”, informou a nota oficial do Tribunal.
Advogados que tentaram acessar o sistema “Alvará Eletrônico” foram surpreendidos com a mensagem “Hackeados por mrtn3lli”, na página inicial. O site informava, ainda, o nome de usuário do suposto hacker no Twitter.
A Comissão salienta que a área de Tecnologia da Informação do TJAM, diuturnamente envida esforços visando a prevenção de tais incidentes, contudo, a dinamicidade da evolução tecnológica requer que as organizações mantenham vigilância e aperfeiçoamento contínuos de seus recursos de segurança digital.
Por fim, a Comissão de Gestão de Tecnologia da Informação ressalta que o sistema de Alvará permanecerá em atualização até o dia 23/11/2021 (hoje).
Você também pode querer saber sobre isso: