Americanas e Submarino fora do ar: o que se sabe sobre a indisponibilidade das lojas online
A Americanas S.A., dona das duas marcas, Americanas e Submarino, informou um "acesso não autorizado" em nota e afirma que está trabalhando em uma solução. Os sites permanecem fora do ar desde o último domingo (20).
A instabilidade dos sites começou ainda no sábado (19), quando a Americanas S.A. fez um primeiro comunicado. Até às 10h43 de segunda (21) as páginas seguiam com um aviso de que o serviço está indisponível devido a uma "falha de DNS".
O que se sabe até o agora:
Por que os sites da Americanas e do Submarino saíram do ar?
Em comunicado, a dona das marcas Americanas e Submarino explica que "a companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando".
O que é DNS?
Quem tenta acessar as páginas, encontra um aviso de que o serviço está indisponível devido a uma "falha de DNS". O DNS (sigla em inglês para "Sistema de Nomes de Domínio") é uma espécie de "agenda de contatos" da internet. Ele é responsável por registrar quais números (endereços de IP dos sites) estão ligados aos "nomes de domínio" (como "globo.com").
A internet só funciona com números, então a "agenda" permite consultas (chamadas de "resoluções de domínio") para qualquer pessoa saber o número de IP do site que pretende acessar. Quando acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.
As lojas físicas foram afetadas? E os aplicativos?
Ao acessar aos aplicativos oficiais das marcas é possível navegar pela página principal das duas lojas, mas a ferramenta retorna a mensagem de "Falha na conexão", informando que "não foi possível conectar ao servidor. Por favor, verifique sua conexão com a internet".
De acordo com o comunicado da empresa, as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.
O que ainda falta ser explicado:
Houve ataque hacker?
A companhia não confirma que foi alvo de um ataque hacker, boato que tem rodado as redes sociais. Porém, o caso está sendo investigado.
Houve comprometimento dos dados de consumidores?
No comunicado de sábado, a empresa declarou que não houve evidência de comprometimento das suas bases de dados. A empresa ainda afirma que as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.
Veja também: Qual o futuro da segurança cibernética?
Sobre a Brasiline
A Brasiline construiu, em mais de 18 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.
Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.