O Banco PAN confirmou a ocorrência de um ciberataque envolvendo a sua área de cartões. O incidente foi denunciado em uma série de posts publicada pelo jornalista Felipe Payão (@felipepayao) em sua conta do Twitter, com base em material recebido. Um dos materiais foi um arquivo de 1GB contendo dados de 64 mil contas, segundo os posts. O material de posse de cibercriminosos teria um total de 25GB, conforme o site CISO Advisor.
A denúncia anônima afirma que, no total, seriam 22 milhões de contas comprometidas, enquanto a assessoria de imprensa do banco declara que o número é falso. Entre as informações mostradas no documento, estão:
O banco explicou que a origem do incidente estava numa plataforma de tecnologia utilizada pela sua área de atendimento a clientes. O banco PAN acrescentou que não houve invasão à sua infraestrutura ou indisponibilidade do seu sistema com origem nesse incidente.
Em comunicado, o PAN explicou:
"Detectamos recentemente uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões. Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria especializada independente para uma análise completa.
De acordo com a apuração em curso, já foi possível constatar que não houve indisponibilidade de sistema ou invasão à infraestrutura do Banco, tendo sido confirmado, no entanto, que a exploração da vulnerabilidade permitiu a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limite disponível e saldo devedor, sem que tenham sido expostos dados completos de cartão, senhas ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para o cliente. Reforçamos que a segurança das informações é nossa prioridade e todas as autoridades competentes foram notificadas".
Veja também: Buscando soluções de segurança para sua pequena ou média empresa?
Sobre a Brasiline
A Brasiline construiu, em mais de 18 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.
Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.