Como os CIOs podem abraçar o futuro dos negócios
Agora, com grande parte do país favorecendo o trabalho flexível e remoto em um mundo pós-pandemia, os modelos de negócios vão mudar para sempre.
Um efeito colateral dessa nova realidade que não recebeu tanto foco quanto o trabalho remoto foi a principal mudança organizacional no nível C-Suite. Muitos executivos ampliaram suas responsabilidades diretas, adotando uma abordagem mais prática para mitigar as várias interrupções causadas pela crise. Em vez de liderar as empresas nos bastidores, eles se tornaram as figuras centrais que todos desejam ouvir. Essa posição muitas vezes caiu sobre os ombros do C-Suite devido à urgência com que as decisões precisam ser tomadas.
Com os ambientes em constante mudança em que vivemos, as decisões precisam ser mais rápidas do que nunca para garantir a sobrevivência das empresas.
Todo mundo reconheceu o quão importante é a tecnologia em nossas vidas modernas, seja mantendo-se conectado com amigos ou familiares via videoconferência, encomendando bens essenciais on-line ou mantendo-se entretido e saudável. E como a tecnologia esteve no centro das organizações durante a pandemia, o papel do CIO é mais importante do que nunca.
Os CIOs não lidam mais apenas com a dimensão de gerenciamento de TI de uma organização. A transformação digital tem sido uma tendência crescente na última década, e a pandemia catalisou a velocidade com que está mudando os negócios. Isso colocou os CIOs em uma posição muito mais estratégica e moldou como o papel evoluirá quando a pandemia finalmente acabar.
A mudança do papel do CIO
Há cinco anos, os CIOs estavam focados na segurança , tanto de colaboradores quanto de informações comerciais confidenciais. Com a mudança para o trabalho remoto estendido, a segurança ficou mais difícil de controlar, mas a experiência e as habilidades que os CIOs desenvolveram com as ameaças crescentes na última década significaram que isso não foi um obstáculo tão grande quanto poderia ter sido.
2021 transformou as operações de empresas em todos os setores. É preciso muito trabalho, investimento e infraestrutura para tornar o trabalho realmente bem-sucedido, e muitas organizações continuarão a trabalhar dessa maneira no futuro.
Para os CIOs, decisões importantes como essa exigem justificativa de investimento em hardware e software, comprovando os benefícios de grandes mudanças para a diretoria e todos os colaboradores. Desafiar o status quo dessa maneira exige uma forte liderança dos CIOs que devem vender e implementar essa visão.
A face em mudança da gestão
Embora a grande maioria dos líderes de negócios (98%) acredite que sua empresa executou com sucesso uma abordagem de trabalho remoto, o gerenciamento de uma equipe com sucesso foi bastante abalado pelo home office.
Para a maioria dos CIOs, a experiência de trabalhar com equipes geograficamente separadas não é incomum, mas a mudança noturna para meses de trabalho em casa é extremamente rara. Os CIOs devem gerenciar definindo objetivos claros e dando às pessoas o suporte e o treinamento de que precisam para realizar seu trabalho. A colaboração é fundamental, assim como a igualdade de oportunidades. Os CIOs devem garantir que as oportunidades que criam possam ser atendidas por qualquer pessoa, independentemente de sua localização.
Os conselhos de todas as empresas mudaram nos últimos 12 meses
Os CEOs assumiram um papel mais empático, agindo como consoladores, os CFOs assumiram o papel de provedores e os CIOs assumiram o papel de facilitadores.
Tradicionalmente, os CIOs não estão no centro das decisões de negócios, mas sim aqueles que implementam as mudanças feitas e garantem que funcionem adequadamente para ajudar a organização a crescer. Mas, com a transformação digital da noite para o dia observada durante a pandemia, o papel se tornou cada vez mais importante para a sobrevivência dos negócios e foi colocado em uma posição central na tomada de decisões.
A TI já era parte integrante de uma organização, mas nos últimos doze meses tornou-se fundamental para o futuro dos negócios.
Olhando para o futuro
Os CIOs eram encarregados de gerenciar toda uma infraestrutura de TI , mas agora precisam se esforçar para maximizar os orçamentos e destacar o valor do investimento em novas tecnologias.
Eles devem entender seu setor e priorizar o investimento necessário agora e “prever” o que está por vir, ajudando-os a trabalhar da maneira mais eficiente e bem-sucedida possível.
Você também pode querer ver o novo perfil do CIO na tecnologia de negócios
Sobre a Brasiline
A Brasiline construiu, em mais de 18 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.
Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.