Conteúdo Geral
Importância do Vulnerability Assessment & Penetration Testing (VAPT)
Brasiline
10 de agosto de 2022

VAPT é um termo usado para descrever testes de segurança projetados para identificar e ajudar a resolver vulnerabilidades de segurança cibernética.

O significado de VAPT pode variar de uma região para outra, seja como um suporte para vários serviços distintos, ou uma única oferta combinada. O VAPT como um todo pode incluir desde avaliações automatizadas de vulnerabilidade até testes de penetração conduzidos por humanos e operações de Red Team.

O Vulnerability Assessment (VA) e o Penetration Testing (PT) - (VAPT) geralmente são abordados como se fossem o mesmo serviço. Mas, embora os processos estejam relacionados e possam trabalhar de forma complementar para aumentar a segurança cibernética das empresas, cada um possui uma função diferente.

VAPT é uma abordagem proativa em duas frentes para tornar a defesa cibernética de uma empresa mais protetora.

Em geral, a AVALIAÇÃO DE VULNERABILIDADES é o processo de descoberta e análise de vulnerabilidades e o TESTE DE PENETRAÇÃO é o processo de exploração dessas vulnerabilidades para ajudar a determinar a melhor técnica de mitigação.

VULNERABILITY ASSESSMENT vs PENETRATION TESTING

Embora o teste de penetração e a verificação de vulnerabilidade sejam processos complementares, eles não são a mesma coisa, apesar de geralmente andares juntos.

Os testes de penetração ajudam você a descobrir pontos fracos em sua superfície de ataque para determinar se um invasor pode se infiltrar com sucesso em sua rede ou ativos para obter acesso não autorizado em seus sistemas.

Embora um teste de penetração seja uma avaliação pontual de como as vulnerabilidades podem ser exploradas, a verificação de vulnerabilidades é um processo para buscar vulnerabilidades, fraquezas e configurações incorretas conhecidas em sua superfície de ataque para que sua equipe possa planejar a correção para reduzir seu risco cibernético.

A avaliação de vulnerabilidades é uma prática contínua que fornece informações sobre todas as vulnerabilidades em sua superfície de ataque para que você possa fazer planos para priorizá-las e corrigi-las. Por outro lado, o teste de penetração é uma atividade autônoma. Ele fornece uma imagem de suas exposições cibernéticas em um único ponto no tempo.

PORQUE O VAPT É NECESSÁRIO?

Uma coisa que toda empresa deve reconhecer, é que nenhuma organização é imune o suficiente para evitar incidentes cibernéticos por conta própria.

É por isso que a adoção de padrões da indústria, especialmente Avaliação de Vulnerabilidade e Teste de Penetração (VAPT), tornou-se vital.

O VAPT é cada vez mais importante para organizações que desejam alcançar a conformidade com os padrões, incluindo GDPR, LGPD, ISO 27001, NIST, CIS CONTROL e PCI DSS.

PADRÕES OWASP 2021

Atualmente, as empresas estão movendo seus aplicativos de negócios mais críticos para web. O VAPT testa falhas de segurança ou vulnerabilidades em aplicativos da Web, aplicativos baseados em navegador e sites corporativos.

O VAPT entra em cena para resolver as falhas de segurança deixadas no desenvolvimento e produção de aplicativos Web e APIs.

O QUE É VULNERABILITY ASSESSMENT?

Uma avaliação de vulnerabilidade é uma REVISÃO SISTEMÁTICA DAS FRAQUEZAS DE SEGURANÇA em um sistema de informação. Ele avalia se o sistema é suscetível a quaisquer vulnerabilidades conhecidas, atribui níveis de gravidade a essas vulnerabilidades e recomenda correção ou mitigação, se e sempre que necessário.

As verificações de vulnerabilidade podem ser iniciadas manualmente ou executadas de forma programada e podem pesquisar de 8K a 71K+ CVEs, dando uma visão inicial do que pode vir a ser explorado.

Contudo, o vulnerability assessment possui uma abordagem passiva, que apenas irá relatar as fraquezas detectadas.

Cabe a sua equipe de TI (ou contratar como serviço add-on) corrigir os pontos fracos com base em prioridades, ou confirmar que uma vulnerabilidade descoberta é um falso positivo e, em seguida, executar novamente a verificação.

AS 4 FASES DO VULNERABILITY ASSESSMENT

A avaliação de vulnerabilidade não pode ser uma atividade única. Para serem eficazes, as organizações devem operacionalizar esse processo e repeti-lo em intervalos regulares. Também é fundamental fomentar a cooperação entre as equipes de segurança, operação e desenvolvimento – um processo conhecido como DevSecOps, assim como adoção de Framework de Cibersegurança com CIS CONTROL e NISPT.

O QUE É PENETRATION TESTING?

O Penetration Testing (ou simplesmente Pentest) é a prática de testar um sistema de computador, rede ou aplicativo da Web para encontrar vulnerabilidades de segurança que um invasor pode explorar.

O objetivo principal de um Pentest é identificar pontos fracos na postura de segurança de uma organização. bem como medir o cumprimento de sua política de segurança. O processo de teste de penetração é complicado quando comparado à avaliação de vulnerabilidade.

O Pentest é muito mais rigoroso do que o Vulnerability Assessment, pois é essencialmente uma forma controlada de hacking. O testador – conhecido como hacker ético – trabalha em procura de vulnerabilidades em seus sistemas.

Para isso, métodos como quebra de senha, buffer overflow e injeção de SQL são usados para comprometer e extrair dados de uma rede de maneira não prejudicial.

Ao obter esse conhecimento, as organizações podem avaliar a eficácia de sua segurança cibernética e identificar quais áreas precisam ser aprimoradas. Vale ressaltar que o Pentest não substitui o Vulnerability Assessment, que é abrangente na catalogação de ameaças.

TRÊS TIPOS DE PENETRATION TESTING

ETAPAS DE UM PENETRATION TESTING

PENETRATION TESTING E OWASP

Os Pentest tendem a fazer referencia a lista da OWASP como forma de buscar as vulnerabilidades mas conhecidas e documentadas, a lista sofreu revisão em 2021, o que cabe validar se a solução de Pentest a ser utilizado está em conformidade com a ultima publicação da OWASP.

CONCLUSÃO

Conforme falamos é sem dúvida fundamental as empresas adotarem o Vulnerability Assessment e o Penetration Testing - VAPT, como estratégia de cibersegurança, sendo mandatório para empresas que adotam Framework como NIST, CIS CONTROL ou certificações como ISO 27001, assim como regulamentações setoriais como PCI DSS, BACEN e outros.

Artigo escrito por: Clerio Almeida, CEO da Brasiline Tecnologia.

Sobre a Brasiline

A Brasiline construiu, em mais de 19 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.

Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.

Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.

Conheça nossos cases de sucesso
Entre em contato conosco

Mais Recentes
FortiSRA: Acesso Remoto Seguro para Sistemas OT
Brasiline
4 de novembro de 2024
O FortiSRA da Fortinet é uma solução de acesso remoto seguro adaptada para ambientes OT, projetada para gerenciar os riscos […]
Brasil vê ciberataques crescerem 38% no primeiro trimestre
Brasiline
28 de outubro de 2024
Especialista em segurança da informação destaca a importância de empresas adotarem soluções que aumentem a sua proteção. Uma delas é […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?