São tantos números e caracteres, que é fácil enlouquecer e até esquecer. Mas há uma série de aplicativos que podem ajudar você no gerenciamento de todos esses códigos. A grande dúvida é: será que são seguros?
Esses aplicativos, de uma forma geral, possibilitam o cadastramento das mais diversas senhas, além de avaliarem o grau de relevância do código (forte, moderado ou fraco) escolhido e sugerirem opções mais seguras.
Uma única senha para guardar, mas também uma única senha de acesso que pode levar um hacker a ter acesso a uma vida inteira. "Esse tipo de aplicativo, geralmente, é seguro. O segredo da segurança, no entanto, está na criação de uma senha mestra forte, com pelo menos 12 caracteres, mesclando números, letras maiúsculas e minúsculas, e símbolos", aponta Carlos Cortizo, gerente de engenharia de sistemas da Fortinet.
A grande maioria dos aplicativos de gerenciamento de senhas se diz criptografado, ou seja, os conteúdos cadastrados pelos usuários são de acesso exclusivo e não podem ser armazenados pelo administrador do app. Há alguns ainda que oferecem acessos extra de segurança, com a possibilidade do cadastramento de certificações digitais, reconhecimento facial ou de impressão digital.
Como Cortizo ressalta, são mais seguros do que o uso de senhas fracas e/ou a repetição de senhas para diferentes aplicações. "A recomendação é que os usuários se atentem às configurações de privacidade dos apps para potencializar a segurança", diz ele, referindo-se, por exemplo, à função dos aplicativos de tempo de expiração do login. O especialista sugere ainda a troca de todas as senhas a cada 90 dias.
Participe do CyberSecurity Summit 2016 e atualize-se no Maior evento em Cybersegurança da América Latina
Fonte
Erica Patriali Mesquita - Marketing Manager da Fortinet
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

