Curiosidades
Compartilhamento de inteligência é abalado por desafios de volume de dados
Brasiline
22 de maio de 2017

De acordo com relatório de ameaças, setor de segurança enfrenta desafios fundamentais em esforços de compartilhar inteligência de ameaças entre entidades, dentre soluções de fornecedores e mesmo dentro de portfólios de fornecedores.

O relatório analisou o histórico e os motivadores do compartilhamento de ameaças; os diversos componentes, fontes e modelos de compartilhamento da inteligência de ameaças; como operações de segurança consolidadas podem fazer uso dos dados compartilhados e os principais desafios do compartilhamento que o setor deve superar. Esses desafios incluem:

Um grande problema de relação sinal-ruído continua a assolar os defensores que tentam triar, processar e agir frente aos incidentes de segurança da mais alta prioridade.

Validação. Atacantes podem registrar falsos relatórios de ameaças para desorientar ou sobrecarregar sistemas de inteligência de ameaças, sendo que os dados de fontes legítimas podem ser adulterados se forem incorretamente administrados.

Se os fornecedores apenas focarem em reunir e compartilhar mais dados de ameaças, existe um risco de que muitos desses dados sejam duplicados, perdendo um tempo valioso e esforço em vão.

Inteligência recebida tarde demais para a prevenção de um ataque ainda é valiosa, mas apenas para o processo de limpeza. Os sensores e sistemas de segurança devem compartilhar inteligência de ameaças em tempo quase real para se equiparar às velocidades de ataque.

Correlação. A falha em identificar padrões relevantes e pontos de dados principais na segurança impossibilita transformar os dados em inteligência e, em seguida, conhecimento.

Para evoluir o compartilhamento de inteligência, é importante focar em três áreas:

Triagem e priorização. Simplifique a triagem de eventos e proporcione um melhor ambiente para os profissionais de segurança para investigar ameaças de alta prioridade

Conectar os pontos. Estabeleça relações ente indicadores de comprometimento de modo que os caçadores de ameaças possam entender suas conexões para campanhas de ataque

Melhores modelos de compartilhamento. Aprimore os meios de compartilhar inteligência de ameaças entre seus próprios produtos e junto a outros fornecedores.

Proliferação do Botnet Mirai

O Mirai foi responsável pelo difundido ataque de DDoS ao Dyn, um dos principais provedores de serviços de DNS. Ele é notável por detectar e infectar dispositivos IoT mal protegidos, transformando-os em bots para atacar seus alvos.

A divulgação do código-fonte do Mirai resultou em uma proliferação de bots derivados, embora a maioria pareça ser acionada por programadores de scripts amadores e relativamente limitados em seu impacto. Entretanto, também resultou em ofertas de “DDoS-as-a-Service” com base no Mirai, tornando simples para atacantes pouco sofisticados, mas voluntariosos, executar ataques de DDoS que afetam outros dispositivos IoT de baixa segurança.

Ainda de acordo com o relatório, estima-se que 2,5 milhões de dispositivos IoT (internet das coisas) foram infectados pelo Mirai no 4º trimestre de 2016, com cerca de cinco endereços IP de IoT adicionados para botnets Mirai a cada minuto naquele momento.

Fonte

Conteúdo extraído do site

Mais Recentes
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Brasiline
23 de outubro de 2025
A complexidade da gestão de identidades digitais cresce à medida que as empresas evoluem digitalmente. Garantir que cada colaborador tenha […]
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger
Brasiline
20 de outubro de 2025
Os riscos internos têm se tornado um dos maiores desafios da cibersegurança moderna. Diferente das ameaças externas, que geralmente envolvem […]
Participe do nosso Grupo Exclusivo com as principais notícias de tecnologia.
Entrar no grupo
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross