Curiosidades
Instituições Financeiras
Brasiline
22 de janeiro de 2018

Os ataques DDoS estão se tornando cada vez mais comuns em todo o setor de serviços financeiros. Eles ocorrem quando uma parte da rede é direcionada com uma inundação de pedidos que sobrecarregam a largura de banda da rede, fazendo com que ele diminua ou ocorra completamente.

Normalmente, os ataques DDoS estão associados a hacktivistas ou cibercriminosos respaldados por estados nacionais que alavancam os ataques por meios políticos. Contudo, conforme as empresas se tornam mais dependentes da internet e das transações baseadas na web, esses ataques evoluem como uma forma de segmentar as organizações, especialmente aquelas no espaço das finanças, para ganhar dinheiro. De acordo com pesquisas, os ataques DDoS representam 32% dos ataques no setor financeiro.

Consequências de DDoS

As estimativas consideram que as instituições financeiras podem perder até US $ 100.000 por hora como resultado do tempo de inatividade provocado por ataques DDoS.

Entretanto, esses ataques também estão sendo usados para extorquir organizações. Além disso, eles são usados como uma tática de distração para desviar os recursos de TI e de segurança, enquanto os cibercriminosos instalam malware ou outros programas maliciosos que auxiliam na exfiltração de dados.

Fatores que habilitam DDoS

Seu aumento é em grande parte atribuído ao crescimento do número de dispositivos IoT (internet das coisas) que estão sendo implantados juntamente com a facilidade com que os recursos DDoS podem ser obtidos.

Dispositivos IoT: o número de dispositivos conectados está aumentando rapidamente em todo o setor financeiro e, embora ofereçam muitas vantagens e benefícios aos consumidores, eles também são bastante inseguros.

Acessibilidade: Tornou-se cada vez mais fácil comprar malware como serviço, DDoS como serviço, e mais na web escura.

Tipos de ataques DDoS

- Ataques volumétricos: são aqueles que inundam a rede com solicitações de vários dispositivos e computadores.

- Ataques de protocolo: exploram vulnerabilidades que existem nas camadas de rede terceira (rede) e quarta (transporte). Essas explorações permitem que o invasor negue o acesso a um servidor, site, etc.

Proteção contra ataques DDoS

Para mitigar os riscos que os ataques DDoS representam, as empresas de serviços financeiros podem adotar o FortiDDoS – que inclui relatórios abrangentes permitindo às equipes de TI monitorar os principais atacantes, endereços IP atacados, protocolos e muito mais.

Saiba mais >> aqui <<

Fonte

Mais Recentes
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Brasiline
23 de outubro de 2025
A complexidade da gestão de identidades digitais cresce à medida que as empresas evoluem digitalmente. Garantir que cada colaborador tenha […]
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger
Brasiline
20 de outubro de 2025
Os riscos internos têm se tornado um dos maiores desafios da cibersegurança moderna. Diferente das ameaças externas, que geralmente envolvem […]
Participe do nosso Grupo Exclusivo com as principais notícias de tecnologia.
Entrar no grupo
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross