Curiosidades
Maior supercomputador da América Latina fica no Brasil
Brasiline
15 de julho de 2019

O ranking é montado de acordo com a performance da capacidade de processamento de dados das máquinas. O computador conta com 55.296 gigabytes de memória e Central Processing Unit (CPU) com 48.384 núcleos de processamento.

De acordo com especialistas, mesmo que os computadores da época, conhecidos como Grifo, tenham sido os mais modernos possíveis, passados sete anos eles estão desatualizados.

Processamento de dados

Os testes mostraram a possibilidade de reduzir de oito para quatro meses o processamento de um conjunto de dados. Os primeiros resultados da produção ainda não saíram, já que o Fênix entrou em funcionamento em março. De acordo com o algoritmo aplicado, o ganho de velocidade pode chegar a quatro vezes.

O processamento de dados em geofísica consiste em transformar as informações obtidas na aquisição sísmica, que vem no formato de vibrações, em imagens.

O processo identifica que tipo de material é encontrado no subsolo, por meio de emissão e recepção de ondas sísmicas tanto em terra quanto no mar.

Com isso é possível identificar onde há camadas de sal, os tipos de rocha e os locais onde há reservatório de óleo, de gás e de água, por exemplo. Cada tipo de material pode ser identificado de acordo com as características com que a onda emitida é captada no retorno, como, por exemplo, a velocidade de propagação e a amplitude do sinal.

Profissionais envolvidos

O trabalho com o supercomputador Fênix envolve profissionais de diversas áreas. Começando com o pessoal de tecnologia da informação (TIC), analistas de sistema trabalham na supervisão da máquina e outros analistas fazem a implementação da formulação matemática das equações para uma linguagem de máquina.

Em tecnologia geofísica, há o profissional que desenvolve o algoritmo para a formulação do processamento de dados, o geofísico do processamento que alimenta o computador com as informações da aquisição sísmica e segue o fluxo para o processamento adequado. Com o processamento concluído, uma equipe de geólogas e geofísicas interpreta o dado obtido para montar o modelo geológico da área.

Fonte

Mais Recentes
Fortinet lidera o Quadrante Mágico da Gartner para SASE: uma aliada estratégica da Brasiline
Brasiline
5 de agosto de 2025
A transformação digital e a adoção acelerada de ambientes híbridos e multinuvem estão exigindo das empresas uma abordagem cada vez […]
Cibersegurança como Principal Ameaça Global
Brasiline
1 de agosto de 2025
I. Principais Ameaças Globais para 2025 O relatório Allianz Risk Barometer 2025, baseado em entrevistas com 3.778 especialistas de risco […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross