Conheça os principais pontos sobre roubo de identidade
O roubo de identidade afeta milhões de pessoas por ano, e é um problema que vem crescendo a cada ano graças à ascensão dos bancos e comércio online. Em 2021, por exemplo, houve 5,7 milhões de denúncias de fraudes ao consumidor registradas nos Estados Unidos, segundo a Federal Trade Commission ( FTC ). Mais de 25% deles foram definidos como roubo de identidade, que aumentou 113% em relação ao ano anterior. O total de casos de fraude representou US$ 5,8 bilhões em perdas em 2021.
O que é roubo de identidade?
O roubo de identidade ocorre quando alguém obtém ilegalmente informações de identificação sobre alguém e as usa para cometer fraudes. Essas informações podem incluir nomes, aniversários, números de CPF, endereços, contas bancárias, números de cartão de crédito, detalhes da carteira de motorista etc. Uma vez armados com essas informações, os criminosos podem abrir contas bancárias e cartões de crédito em nome da vítima, roubar aposentadoria ou benefícios, e até mesmo comprar imóveis ilegalmente. Esses atos, e muitos outros, podem prejudicar o status de crédito de alguém e custar tempo e dinheiro para restaurar seu bom nome.
O que você pode não saber sobre roubo de identidade
É um problema crescente que afeta a todos
Como observado acima, o roubo de identidade nos EUA cresceu 113% em 2021. Desde o início da pandemia, que ocorreu em março de 2020, os casos aumentaram consideravelmente. Houve mais de 1,4 milhão de casos relatados em 2021, um pouco mais do que em 2020.
Aqueles entre 30 e 49 anos são os mais afetados, representando quase 41% dos casos. Os com mais de 60 anos representam apenas 12% dos casos.
O tipo de casos de roubo de identidade que tiveram os aumentos mais significativos em termos percentuais ano a ano foram fraudes bancárias e de valores mobiliários. A fraude de cartão de crédito, surpreendentemente, caiu em 2021.
As violações de dados são uma das razões pelas quais isso acontece
As violações de dados, que os hackers usam para roubar identidades, estão crescendo em número e eficácia porque são mais bem financiadas e organizadas. Existem muitos tipos de violação de dados e quase todos envolvem a manipulação de software por meio de ataques de malware. Essas violações tendem a ser bem-sucedidas porque os usuários finais não estão usando software de proteção, não têm senhas apropriadas ou estão cedendo informações pessoais à pessoa errada sem saber. Invadir fisicamente dispositivos roubados e vazamentos internos da empresa são outras maneiras pelas quais os hackers obtiveram sucesso.
No ano passado, muitas das violações de dados mais significativas envolveram hackers invadindo servidores corporativos ou governamentais e roubando dados de clientes.
Por exemplo, no início de 2021, um número desconhecido de clientes da T-Mobile foi vítima de um ataque de troca de SIM, permitindo que ladrões tivessem acesso a contas bancárias e outras informações confidenciais. Meses depois, 533 milhões de usuários do Facebook tiveram informações pessoais roubadas e posteriormente disponibilizadas em um fórum gratuito de hackers.
E a lista continua. Microsoft, GEICO, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia e outros sofreram com violações de dados.
Outros truques de golpistas
Além das violações de dados, existem outras maneiras pelas quais os golpistas tentam roubar informações pessoais online. Você pode se proteger melhor entendendo as palavras-chave, incluindo phishing, smishing e vishing.
Com o phishing, os golpistas usam e-mails enganosos, alegando ser uma empresa ou organização na qual você confiará, como um banco ou varejista online. Eles querem que você clique em um link dentro do e-mail para visitar um site falso e entregar informações pessoais. Você deve evitar clicar em um link ou abrir um anexo e verificar o endereço de e-mail enviado. Empresas legítimas usarão extensões reconhecíveis como @macys.com, @bankname.com.
Suas informações pessoais podem estar à venda
Aqueles que realizam violações de dados geralmente não são os que usam as informações coletadas. Em vez disso, a maioria dessas informações é vendida no mercado negro, que geralmente é acessível na dark web.
A taxa atual para informações pessoais inclui:
A recuperação leva tempo
A resposta curta para quanto tempo leva para se recuperar do roubo de identidade é que depende.
De acordo com especialistas, existem três fatores principais que afetam o tempo que a recuperação pode levar. Isso inclui por quanto tempo o roubo não foi detectado, como seus dados pessoais foram usados e se você está restaurando sua identidade por conta própria.
Entenda o estresse
O roubo de identidade pode causar muito mais do que estresse financeiro. Segundo especialistas, o sentimento de vulnerabilidade, o isolamento e as brigas familiares são comuns para quem lida com as consequências.
A pandemia acelerou o problema
De acordo com pesquisas, os primeiros pagamentos federais de estímulo nos EUA, por exemplo, tornaram-se um alvo fácil para os golpistas. Isso incluiu pagamentos roubados e criminosos agindo como agências governamentais para roubar informações de identificação. Todo mundo pedindo mais online para entrega em domicílio também não ajudou, pois deu aos golpistas mais motivos para tentar violações de dados.
Boas notícias: os cartões de crédito estão ficando mais inteligentes (EMV)
A fraude de cartão de crédito é uma das formas mais proeminentes de roubo de identidade. Felizmente, há algumas boas notícias nesta frente. A introdução da segurança do cartão com chip EMV (e a remoção das tarjas magnéticas) tornou os cartões de crédito mais seguros. A tecnologia EMV, que chegou aos EUA muito lentamente, foi projetada para evitar transações fraudulentas.
Em 2021, os casos de fraude de cartão de crédito caíram 1% para novas contas e 5% para novas contas. Essas não são mudanças significativas, mas representam passos na direção certa.
Veja também: Roubo de identidade são ativas por senhas fracas
Sobre a Brasiline
A Brasiline construiu, em mais de 18 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.
Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.