Conteúdo Geral
4 tendências cruciais para o futuro da nuvem pública
Brasiline
13 de agosto de 2021

O mercado mundial de nuvem pública deve continuar crescendo aceleradamente nos próximos anos graças principalmente a quatro grandes tendências de consumo.

Para a consultoria, a adoção global de nuvem continuará a crescer rapidamente. Foi previsto que os gastos globais de usuários finais com serviços de nuvem pública chegarão a US$ 396 bilhões em 2021, e crescerá mais 21,7% até 2022, alcançando US$ 482 bilhões.

Quatro tendências

Os grandes impulsionadores do crescimento da nuvem pública nos próximos anos são:

1. Onipresença da nuvem (cloud ubiquity)

Os ambientes de nuvem passaram a sustentar boa parte das inovações tecnológicas, se tornando essenciais para a construção de negócios devido a resiliência, a escalabilidade, a flexibilidade e a velocidade. Ambientes híbridos, multicloud e de edge computing (computação de borda) estão crescendo e preparando o terreno para novos modelos de nuvem distribuída.

Avanços nas comunicações sem fio, incluindo o 5G e o Wi-Fi 6, levarão a adoção da nuvem a um nível mais amplo e onipresente. Casos de uso como experiências aprimoradas de banco móvel e transformação de saúde também surgirão.

2. Ecossistemas regionais

A fragmentação geopolítica e regulatória, o protecionismo e a conformidade do setor estão impulsionando a criação de ecossistemas regionais e novas verticais e serviços de dados. As empresas dos setores financeiro e público estão procurando reduzir bloqueios críticos e pontos únicos de falha com fornecedores de nuvem fora de seus países.

As regiões incapazes de criar ou sustentar seus próprios ecossistemas de plataforma não terão escolha a não ser alavancar as plataformas criadas em outras regiões e recorrer à legislação e regulamentação para manter algum nível de controle e soberania.

3. Sustentabilidade e “carbono inteligente”

Terá um impacto significativo nos negócios. E os fornecedores de nuvem estão respondendo instituindo metas de carbono neutro mais agressivas.
4. Infraestrutura programável e automatizada dos fornecedores de infraestrutura e plataforma

É esperado o crescimento na adoção de nuvem totalmente gerenciada e habilitada para inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (Machine Learning) de fornecedores de serviços de infraestrutura e plataforma em hiperescala. Isso eliminará a carga operacional das funções tradicionais de I&O na nuvem pública.

Fonte

Veja também:

Atinja O Nível Ideal De Cibersegurança Com Proteção Gerenciada E Detecção De Endpoint Habilitadas Na Nuvem- Acessar

Segurança Na Nuvem: 6 Desafios Na Jornada Das Empresas- Acessar

Mais Recentes
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Brasiline
23 de outubro de 2025
A complexidade da gestão de identidades digitais cresce à medida que as empresas evoluem digitalmente. Garantir que cada colaborador tenha […]
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger
Brasiline
20 de outubro de 2025
Os riscos internos têm se tornado um dos maiores desafios da cibersegurança moderna. Diferente das ameaças externas, que geralmente envolvem […]
Participe do nosso Grupo Exclusivo com as principais notícias de tecnologia.
Entrar no grupo
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross