
O ato ou efeito de comunicar-se, apesar de elementar, continua sendo um dos principais causadores de problemas nas empresas. No ambiente profissional uma falha de comunicação pode pôr muito dinheiro a perder.
Por isso, a boa comunicação é imprescindível para que a mensagem seja passada de forma correta e interpretada de modo eficaz.
Ela é um expressivo determinante entre o sucesso e o fracasso de uma organização. Uma empresa que permite a comunicação fluida entre os diferentes cargos existentes, gera melhores resultados no que se refere aos ganhos financeiros e aumento de produtividade.
Está constatado que pessoas que se relacionam melhor no ambiente laboral exercem as suas atividades com mais agilidade e precisão, evitando o retrabalho e a falta de interesse. Mas não são somente as empresas que ganham com a boa comunicação, os colaboradores sentem-se mais seguros, motivados e melhoram o comprometimento com os seus afazeres.
A comunicação quando está bem estruturada pode gerar resultados fantásticos, este desempenho mais efetivo se deve a três fatores básicos.
1) Integração: A meta principal da comunicação, neste sentido, é que a interação serve de estímulo para a construção de relações mais duradouras, conferindo estabilidade e empatia no ambiente interno.
2) Estratégia: Uma interação efetiva permite que os clientes internos possam entender melhor a cultura organizacional da empresa, melhorem os processos e conheçam melhor seu local de trabalho.
3) Motivação e satisfação: Criar um ambiente ameno e favorecer uma boa convivência é fundamental para que as pessoas se mantenham interessadas pelo seu trabalho.
Aspectos importantes da comunicação nas organizações
O processo de comunicação exige alguns cuidados, como a produção de uma mensagem, que deve estar exatamente direcionada aos colaboradores que você deseja atingir. De nada vale usar termos excessivamente técnicos quando o público interno não se utiliza dela.
Vista a necessidade de estruturar uma mensagem adequada ao seu interlocutor, veja se ela atende os aspectos de precisão, clareza e objetividade, adequados ao público que deseja atingir. Todos estes aspectos inibem a possibilidade de ocorrer ruídos e barreiras de comunicação.
Trabalhar a oratória, a paciência e criar pautas/roteiros antes de comunicar algo importante são os primeiros passos para qualquer profissional se tornar uma pessoa com excelente habilidade de comunicação.
Saiba mais no nosso webinar ''Telefonia Avançada para Negócios''.
Fonte
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

