Resumo executivo
As organizações enfrentam várias situações potenciais de emergência, como doenças, enchentes, furacões e falta de energia. A implementação de um plano de continuidade de negócios é essencial para garantir que a organização seja capaz de manter as operações diante das adversidades e se preparar para possíveis desastres.
Uma consideração importante para as organizações que querem desenvolver um plano de continuidade de negócios é que possivelmente elas não serão capazes de manter operações normais no escritório. A capacidade de oferecer suporte aos funcionários que trabalham remotamente é essencial para garantir a continuidade e a segurança dos negócios. A Fortinet oferece soluções integradas para dar suporte ao trabalho remoto. Os firewalls de próxima geração do FortiGate (NGFWs) têm suporte interno para redes privadas virtuais (VPNs) IPsec, permitindo que os funcionários remotos se conectem com segurança à rede da empresa. Com proteção de terminal, fornecida pelo FortiClient, e autenticação multifator (MFA) com o FortiAuthenticator, as organizações podem dar suporte seguro ao trabalho remoto e manter a continuidade dos negócios.
A capacidade de oferecer suporte seguro a uma força de trabalho remota é um componente essencial do plano de continuidade de negócios e recuperação de desastres de qualquer organização. Uma organização pode ser incapaz de sustentar as operações normais no escritório, devido à falta de energia, ou evento semelhante, ou doenças ou inundações podem tornar inseguro para os funcionários se deslocarem ao local.
Nesses cenários, uma organização deve ser capaz de oferecer conectividade remota e segura à rede corporativa. Para mais de 400.000 clientes Fortinet, a tecnologia existente já contém essa funcionalidade. Os NGFWs do FortiGate têm suporte integrado para VPNs IPsec, permitindo conectividade segura para funcionários que trabalham em locais de trabalho alternativos.
Protegendo a força de trabalho remota com FortiGate NGFWs
As IPsec e SSL VPNs integradas a todo FortiGate NGFW oferecem um modelo de implantação extremamente flexível. Os trabalhadores remotos podem tirar proveito de uma experiência sem determinar o cliente ou obter acesso a recursos adicionais por meio de um cliente robusto integrado na solução de segurança do FortiClient endpoint. Usuários Power e usuários Super se beneficiariam da implantação de um FortiAP ou FortiGate NGFW para obter recursos adicionais.
As soluções Fortinet foram projetadas para serem fáceis de usar desde a compra inicial até o fim da vida útil. Os FortiGate NGFWs e os pontos de acesso sem fio FortiAP incluem a funcionalidade de implantação sem toque. Os dispositivos implantados em locais remotos podem ser pré-configurados antes do envio, permitindo a instalação automática no local, o que garante a continuidade dos negócios e o suporte ao home office.
O Fortinet Security Fabric tira proveito de um sistema operacional comum da Fortinet e de um ambiente aberto de API para criar uma arquitetura de segurança ampla, integrada e automatizada. Com o Fortinet Security Fabric, todos os dispositivos de uma organização, incluindo os implantados remotamente para oferecer suporte ao trabalho remoto, podem ser monitorados e gerenciados a partir de um único painel de vidro. De uma plataforma FortiGate NGFW ou FortiManager de gerenciamento centralizada implantada na sede de uma empresa, a equipe de segurança pode obter visibilidade total de todos os dispositivos conectados, independentemente da situação de implantação.
No caso de um desastre natural ou outro evento que perturbe as operações comerciais normais, uma organização deve ser capaz de fazer a transição rápida para uma força de trabalho totalmente remota. A Tabela 1 mostra o número de usuários simultâneos de VPN aos quais cada modelo do FortiGate NGFW pode suportar.
Além de oferecer criptografia de dados em trânsito, por meio de uma VPN, as soluções Fortinet oferecem vários outros recursos que podem ajudar uma organização a proteger sua força de trabalho remota. Esses recursos incluem:
Casos de uso para produtos Fortinet que oferecem suporte ao trabalho remoto
Nem todo funcionário de uma organização exige o mesmo nível de acesso aos recursos da empresa ao trabalhar remotamente. A Fortinet fornece soluções de home office personalizadas para todos os trabalhadores remotos:
Os trabalhadores remotos básicos podem se conectar à organização usando FortiClient integrado ao VPN e verificar sua identidade com o FortiToken para autenticação multifator. Observe que usuários Power e Super retornariam ao perfil Basic quando saíssem do local de trabalho remoto.
Para esses usuários, a implantação de um ponto de acesso FortiAP no local de trabalho alternativo fornece o nível de acesso e segurança que eles exigem. Isso permite conectividade sem fio segura com um túnel seguro para a rede corporativa. Os FortiAPs podem ser implantados com ZTP (zero-touch provisioning) e serão gerenciados pelos FortiGate NGFWs no escritório. Se um telefone corporativo precisar ser implantado, ele pode simplesmente ser conectado ao FortiAP para conectividade de volta ao escritório principal.
Para esses usuários, o local de trabalho alternativo deve ser configurado como um escritório. Embora exijam as mesmas soluções de trabalhadores remotos Basic e Power, eles também exigem funcionalidade adicional. O FortiAP pode ser integrado a um dispositivo FortiGate NGFW ou FortiWiFi para conectividade sem fio segura com DLP embutido. FortiFone oferece as versões soft client ou hardware de telefonia VoIP, que é gerenciado e protegido por meio dos FortiGate NGFWs ou de uma plataforma de gerenciamento centralizada FortiManager implantada da sede da empresa.
Para se aprofundar mais em detalhes sobre este assunto, baixe o PDF completo.