Isso prova que a criptografia ainda é uma carga útil preferida para os atacantes que recebem recompensas financeiras imediatas de cada vítima que infectam.
Cryptojacking (também chamado de mineração maliciosa de criptomoeda) é uma ameaça online emergente que se oculta em um computador ou dispositivo móvel e usa os recursos da máquina para “minerar” formas de dinheiro online conhecido como criptomoeda. Trata-se de uma ameaça crescente que pode se apoderar de navegadores da Internet e que atinge todos os tipos de dispositivos, de desktops e notebooks a smartphones e mesmo servidores de rede.
Como o cryptojacking funciona?
Cryptojackers têm mais de uma maneira de tornar seu computador escravo. Um método funciona como um malware clássico. Você clica em um link malicioso em um e-mail e ele carrega o código de mineração de criptomoeda diretamente em seu computador. Uma vez que seu computador esteja infectado, o cryptojacker começa a trabalhar 24 horas por dia para minerar criptomoedas enquanto permanece oculto em segundo plano.
Ondas recentes de criptografia maliciosa representam novos dilemas em termos de onde traçar a linha entre o que é legítimo e o que não é. As criptomoedas de mineração tornaram-se caras e os mineradores de moedas recorreram aos dispositivos de outras pessoas e empresas para obter recursos. Como resultado, os datacenters podem e serão vítimas dele, a menos que estejam preparados para combater intrusos.
O criptojacking está superando cada vez mais o ransomware em popularidade, então esse é um novo tipo de ameaça a ser considerada.
Fonte
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

