Governos em todo o mundo estão tomando medidas para apoiar negócios e cidadãos por meio de incentivos fiscais, esquemas de compensação, medidas para estimular a economia e ações similares.
Entretanto, se você receber um e-mail afirmando que pode reivindicar uma boa quantia como alguma espécie de compensação por conta da pandemia, não comemore imediatamente. Os governos não são os únicos que prometem ajuda financeira. Cibercriminosos também estão fazendo isso. Mas, como você pode imaginar, suas promessas levam ao contrário. Aqui estão alguns exemplos de “suporte” que você definitivamente não deseja.
Malware gratuito para todos
Muitos spams atualmente usam a pagamentos relacionados à pandemia como isca para distribuir malwares. Você é convidado a abrir um anexo ou clicar em um link na mensagem para obter um fundo prometido.
Por exemplo, golpistas estão mirando usuários no Brasil sob a alegação de que o governo suspendeu os pagamentos das contas de energia, por causa da pandemia. Mas, você não pode simplesmente parar de pagar; primeiro, deve se registrar online usando o link fornecido convenientemente na mensagem.
Em outro e-mail, os cibercriminosos que atacam os usuários na África do Sul prometem pagar uma compensação durante todo o verão – desde que preencham um formulário em anexo.
Os golpistas também são hábeis em imitar bancos. Os clientes de uma instituição financeira, por exemplo, recebem mensagens não apenas com solicitações para abrir um arquivo anexado com a confirmação do pagamento, mas também a fazer login em sua conta para verificar os detalhes da transação.
Como se prevenir ao tentar receber auxílios financeiros
Conte com a Brasiline para manter a TI da sua empresa protegida contra ataques desse tipo e muito mais. Fale com um especialista!