A Prefeitura de Curitiba confirmou que sofreu um ciberataque no dia 02 de março, o que causou problemas com o sistema de transporte público da cidade.
Durante parte da tarde da última terça-feira, 08/03, não funcionou o site da Urbs, Urbanização de Curitiba S.A., a empresa de economia mista que administra equipamentos e espaços públicos, além do sistema de transporte.
Houve muitas queixas em relação ao sistema de recarga dos cartões de transporte, feitas principalmente pelos estudantes que precisavam fazer ou atualizar seus passes escolares e pagar meia passagem. A situação é um sério entrave aos passageiros que dependem de ônibus na capital, uma vez que 148 das 254 linhas urbanas que compõem o sistema têm pagamento exclusivo pelo cartão transporte.
O problema tem sido constante nos últimos dias, e a recomendação da prefeitura de Curitiba é que, em casos de problemas nos canais virtuais, é procurar uma unidade física da URBS mais próxima da residência. Diz ainda que está trabalhando para reforçar os sistemas de segurança contra os ataques hackers.
Veja também: 10 passos para proteção contra o ransomware
Sobre a Brasiline
A Brasiline construiu, em mais de 18 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.
Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.