Curiosidades
Ciberataques em larga escala atingem empresas no mundo e afetam Brasil
Brasiline
12 de maio de 2017

Na manhã desta sexta-feira (12), um ataque hacker a diversos computadores e grandes empresas alarmaram as autoridades europeias. Dentre essas, a gigante das telecomunicações Telefónica foi vítima de um vírus que obrigou a empresa a desligar todos os computadores de sua sede em Madri, afirmou a agência AFP.

CiberAtaque WannaCry

O Serviço Nacional de Saúde (NHS), no Reino Unido, também sofreu com o ataque, testemunhando o cancelamento de consultas e atendimentos em diversos hospitais ao redor do país. “Estamos cientes de um incidente de cibersegurança e estamos trabalhando em uma resposta”, pontuou um porta-voz da NHS Digital, a divisão do NHS responsável por questões de tecnologia à agência Reuters.

Os ataques usam vírus de resgate (ou "ransomware"), que inutilizam o sistema ou seus dados, até que seja paga uma quantia em dinheiro - entre US$ 300 e US$ 600 em Bitcoins, diz a Kaspersky. A empresa detectou 45 mil ataques em 74 países, em relatório divulgado na tarde desta sexta-feira. A maior parte dos ciberataques foi registrado na Rússia.

As informações que a Kaspersky divulgou nesta sexta-feira, que seus produtos detectaram e bloquearam com sucesso um grande número de ataques ransomware em todo o mundo. Nesses ataques, os dados são criptografados com a extensão ".WCRY" adicionada aos nomes de arquivo.

A análise indica que o ataque, chamado "WannaCry", é iniciado através de uma execução remota de código SMBv2 no Microsoft Windows. Este exploit (codinome "EternalBlue") foi disponibilizado na internet através do despejo Shadowbrokers em 14 de abril de 2017 e corrigido pela Microsoft em 14 de março. Infelizmente, parece que muitas organizações ainda não instalaram o patch.

Falha sistema

É importante entender que quanto os computadores windows estão sem Patch, e com serviço SMB habilitado, podem sofrer ataques remotos com a exploração “EternalBlue” e serem infetados pelo ransomware “WannaCry”, a falta de existência desta vulnerabilidade realmente não impede o componente de ransomware de trabalhar. Todavia, a presença desta vulnerabilidade parece ser o fator mais significante que causou a surto.

É importante seguir as recomendações de especialistas no assunto para evitar perda de dados e prejuízos ao negócio. Seguindo isso, a Brasiline desenvolveu um material com algumas dicas para prevenção do ransomware. Veja e previna-se. Além disso, você pode acessar o material da kaspersky sobre ransomware: Datasheet e Whitepaper.

Mais Recentes
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Brasiline
23 de outubro de 2025
A complexidade da gestão de identidades digitais cresce à medida que as empresas evoluem digitalmente. Garantir que cada colaborador tenha […]
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger
Brasiline
20 de outubro de 2025
Os riscos internos têm se tornado um dos maiores desafios da cibersegurança moderna. Diferente das ameaças externas, que geralmente envolvem […]
Participe do nosso Grupo Exclusivo com as principais notícias de tecnologia.
Entrar no grupo
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross