De acordo com uma pesquisa da Kaspersky, as plataformas de ensino online estiveram entre os principais alvos dos ataques DDoS entre janeiro e junho deste ano em comparação com o mesmo período de 2019.
A migração para as aulas online incentivou os criminosos cibernéticos a intensificar os ataques às instituições educacionais. O relatório acrescenta que os recursos educacionais online estiveram entre os principais alvos desses ataques. No geral, as ofensivas DDoS cresceram 80% no mundo de janeiro a março, em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
O que é DDoS?
O ataque do tipo DoS (Denial Of Service, em inglês), também conhecido como ataque de negação de serviço, é uma tentativa de fazer com que aconteça uma sobrecarga em um servidor ou computador comum para que recursos do sistema fiquem indisponíveis para seus utilizadores.
Os DDoS são particularmente problemáticos porque podem durar desde alguns dias a algumas semanas, causando transtornos nas operações empresariais e, no caso de recursos educativos, impedindo estudantes e professores de acessar os materiais de ensino.
Além dos ataques DDoS, o relatório revela ter havido aumento superior a 20 000% no número de usuários atacados por malware disfarçados de aplicativos de conferência ou de ensino a distância. De janeiro a junho de 2020, mais de 168 mil usuários únicos da Kaspersky encontraram ameaças disfarçadas de aplicativos como o Moodle, Zoom, edX, Coursera, Google Meet, Google Classroom, Blackboard.
Os professores também encontraram um número crescente de páginas de phishing e e-mails que exploravam estas mesmas plataformas, colocando-os em risco de baixar essas ameaças em seus computadores.
“A educação a distância tornou-se uma necessidade para milhões de estudantes em todo o mundo e muitas instituições de ensino foram forçadas a fazer a transição com pouca ou nenhuma preparação. O consequente aumento da popularidade das plataformas educacionais online, associado à falta de preparação, tornou o setor educacional um alvo ideal para ciberataques. Tendo em conta que muitas escolas e universidades planejam continuar a realizar aulas online, é fundamental que as organizações tomem medidas para proteger esses ambientes”, comenta Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.
Como se proteger?
Equipe qualificada
Não restam dúvidas: uma empresa especializada em TI é indispensável, independente do segmento em que se atua. É por isso que, para que tudo saia dentro dos conformes, é preciso ter ao lado uma equipe pronta para qualquer desafio. Por esse motivo a Brasiline entrega diagnósticos personalizados: cada caso é um caso.
Trabalhando com produtos de primeira linha nas análises da principais publicações do mercado, como ‘Gartner Institute’, ‘AV Test’ e ‘NSS-Labs’ e, em mais de 17 anos de história, nunca deixou de crescer, alcançando crescimento na casa dos 15% a 20%.
Integradora de soluções de tecnologia aderentes ao corebusiness das empresas, a Brasiline é uma empresa Premium Partners de grandes distribuidores como ScanSource, ARROW e Westcon e foi eleita TOP 5 Canais da Fortinet em 2017.
Para saber mais, fale com um de nossos consultores Brasiline ou acesse o nosso site e conheça todas as nossas soluções: www.brasiline.com.br