Pesquisadores alertaram os usuários do Windows que as notícias sobre a COVID-19 estão sendo usadas para espalhar o poderoso malware.
A Fortinet descobriu um esforço para espalhar o malware RedLine por meio de notícias sobre a COVID-19 Omicron. Os pesquisadores do FortiGuard Labs disseram que as pessoas por trás do malware estão tentando usar a pandemia em andamento para roubar informações e credenciais.
O que é o RedLine?
Ele é um malware relativamente comum que rouba todos os nomes de usuário e senhas que encontra em um sistema infectado. A Fortinet disse que a variante RedLine Stealer neste caso rouba credenciais armazenadas para aplicativos VPN como NordVPN, OpenVPN e ProtonVPN.
"Com base nas informações coletadas pelo FortiGuard Labs, as vítimas em potencial desta variante do RedLine Stealer estão espalhadas por 12 países. Isso indica que este é um ataque amplo e que os agentes da ameaça não visaram organizações ou indivíduos específicos."
Pesquisadores de várias empresas de segurança cibernética disseram que o uso do RedLine Stealer começou por volta de março de 2020. Ele rapidamente se tornou um dos infostealers mais populares disponíveis nos mercados digitais subterrâneos, de acordo com a Fortinet.
Os pesquisadores disseram que os cibercriminosos normalmente o usam para roubar informações e vendê-las em mercados da dark net "por apenas US$ 10 por conjunto de credenciais de usuário".
“O malware surgiu assim que o mundo começou a lidar com o aumento do número de pacientes com COVID e o crescente medo e incerteza que podem fazer com que as pessoas baixem a guarda, o que pode ter levado seus desenvolvedores a usar a COVID como isca”, explicou a Fortinet.
A Fortinet observou que os hackers usaram anteriormente e-mails com tema COVID para espalhar variantes do RedLine Stealer, e o malware foi incorporado em um documento projetado para ser aberto por uma vítima.
Sobre a Brasiline
A Brasiline construiu, em mais de 18 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.
Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.