O Tribunal Regional da 3a Região sofreu um ataque hacker nesta sexta-feira (15/1) e teve como objetivo sobrecarregar os sistemas e torná-los indisponíveis.
Esse tipo de ataque aproveita os limites de capacidade específicos que se aplicam a todos os recursos de rede, como a infraestrutura que viabiliza o site de uma empresa.
Em comunicado, a presidência do TRF-3 anunciou que o ataque causou instabilidade e afirmou que a área de tecnologia da informação atuou prontamente para conter o ataque e salvaguardar os sistemas, que não foram invadidos, a exemplos das bases de dados e assegurou não houve furto de informações.
o ano passado, os ataques a tribunais se intensificaram em grande escala. Em novembro, o site do TRF-1 foi atacado e tirado do ar por prevenção.
Um perfil no Twitter tinha assumido a autoria do ato e postou dados que teriam sido capturados do sistema da corte.
No mesmo mês houve ataque aos sistemas do STJ, o tribunal informava que o backup estava "100% íntegro", apesar de os ministros e servidores não conseguirem acessar os próprios arquivos e e-mails.
Os ataques continuam crescendo ao redor do mundo e nessa última semana, o Banco Central da Nova Zelândia informou que um de seus sistemas foi acessado ilegalmente por hackers, fazendo o sistema ficar comprometido e o mesmo foi desconectado da rede até que a investigação seja concluída.
A brecha para invadir o sistema teria atingido um serviço externo de compartilhamento de arquivos utilizado pelo Reserve Bank.
Através dele, o banco compartilha e armazena “algumas informações sensíveis”. Mas, até então, não foram determinadas a natureza e a quantidade de arquivos acessados de forma ilegal.
Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business.
Junte- se aos mais de 1.200 clientes em todo o Brasil que aderiram à nossa ampla oferta de soluções e serviços em regime de 24x7x365 com SLA zero.
Entre em contato com um de nossos consultores Brasiline para saber como podemos ajudar o seu negócio.
Veja também: