A nova economia digital está sendo guiada pelas pessoas, coisas e ideias, conectadas entre si pela IoT e pela nuvem. Este novo mundo não está só mudando o modo como as empresas fazem negócios, mas também como elas trabalham, vivem e aprendem.
Até 2020, é previsto que teremos mais de 50 bilhões de dispositivos implantados em rede e mais de 20 bilhões de terminais de IoT conectados. Ou seja, serão 4.3 dispositivos conectados para cada pessoa no planeta. E cada um desses dispositivos é projetado para coletar, compartilhar e fornecer informações sobre demanda.
As arquiteturas de rede estão sendo redesenhadas para acompanhar a evolução de conexões tradicionais end-to-end entre dispositivos de rede controlada a uma rede altamente mesclada de redes. Essa arquitetura hiperconectada tem sido impulsionada pelo aumento da mobilidade, IoT e nuvem, e está permitindo as empresas, criarem novos valores, seja acessando, conectando, correlacionando ou distribuindo dados.
Para acompanhar esse volume de dados e conexões, as redes precisarão se tornar ainda mais automatizadas. As redes definidas por software (SDN) automatizaram a rede física para reduzir erros de configuração e sobrecarga de gerenciamento, permitindo que dados e recursos fossem movidos sob demanda. Em seguida, as redes baseadas em intenção (IBN) poderão traduzir automaticamente as necessidades de negócios e necessidades de usuário em novas políticas de infraestrutura.
A tecnologia está permitindo a criação de análises e tomadas de decisões de dados que antes não eram possíveis. Porque os dados podem viver em qualquer lugar, os ambientes de rede e de computação irão além do data center tradicional, do escritório remoto ou mesmo do trabalhador móvel.
Eles não serão continuamente coletados, processados e compartilhados em tempo real em redes hiperconectadas de dispositivos, permitindo a tomada de decisões semiautônomas e autônomas sem intervenção humana.
O Fortinet Security Fabric
Para enfrentarmos estes novos desafios, a segurança também precisará ser ajustada. Os dispositivos de segurança tradicionais e isolados que operam na borda de uma rede ou segmento de rede, nunca foram projetados para fornecer a proteção que essas novas redes hiperconectadas exigem.
Para lidar com o crescente volume de dados, a segurança também precisará ser mais poderosa, intuitiva e integrada.
Desta forma, a Fortinet previu este avanço da rede e começou a projetar as soluções de segurança altamente integradas e interoperáveis necessárias para atender às demandas do mundo hiperconectado de hoje. O Fortinet Security Fabric foi especificamente planejado e projetado para proporcionar uma defesa em camadas e colaborativa para ativos distribuídos, combinando sistemas de detecção e resposta de próxima geração, segmentação de rede inteligente e gerenciamento de vidro único em uma estrutura de segurança unificada.
O Fortinet Security Fabric é a primeira abordagem arquitetônica de segurança projetada para ver e responder a ameaças sofisticadas, adaptar-se automaticamente a redes distribuídas e em mudança e fornecer o poder necessário para acompanhar o crescimento do volume de dados, as necessidades dos usuários e as demandas das atuais redes cada vez mais hiperconectadas.
Fonte
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

