O setor de serviços financeiros se beneficia da adoção da nuvem, não só pelo aumento dos serviços que eles oferecem aos consumidores, mas também por soluções habilitadas para a nuvem. Essas soluções usam computação em nuvem e armazenamento para otimizar as operações, dando aos usuários uma vantagem distinta em várias áreas-chave, que incluem:
- Análise de dados: o poder de processamento oferecido pela nuvem oferece às empresas a capacidade de coletar informações rápidas, acelerando a tomada de decisão baseada em dados e ofertas de consumidores.
- Disponibilidade: Um dos maiores benefícios da nuvem para os colaboradores da área financeira é que há uma incidência muito baixa de tempo de inatividade e que as informações críticas podem ser acessadas a partir de qualquer local ou dispositivo.
- Eficiência: as ferramentas e aplicativos habilitados para a nuvem tornam cada vez mais fácil coletar, coletar e compartilhar dados, oferecendo às organizações financeiras acesso rápido a informações precisas e facilitando o compartilhamento dessa informação entre o pessoal.
- Flexibilidade e escalabilidade: Como fontes de dados como a IoT (internet das coisas) continuam a expandir, exigindo a coleta e análise de enormes quantidades de dados, a nuvem pode escalar para atender às necessidades de armazenamento e processamento.
Riscos de segurança de dados na nuvem
Os benefícios como a economia de custos e a rapidez com as vantagens do mercado, explicam o empurrão dos líderes empresariais e dos executivos do nível C para a transição para a nuvem. Entretanto, isso normalmente ocorre com pouca consideração para a cybersegurança.
Apesar do potencial de redução de controles de segurança e visibilidade, a pressão de usuários e clientes continua aumentando diariamente para que o setor financeiro aproveite as vantagens oferecidas pela nuvem.
Adoção de nuvem sem comprometer segurança ou conformidade
Os consumidores e colaboradores têm uma escolha, e no mercado de hoje eles simplesmente procurarão em outros lugares se não tiverem acesso às ferramentas e serviços que eles esperam. As instituições financeiras podem implementar Cloud Access Security Brokers (CASB) - que proporcionam às organizações financeiras a capacidade de adotar ambientes de nuvem e aplicativos SaaS necessários ao implementar seus próprios controles de segurança abrangentes.
Os CASBs são projetados para proteger dados corporativos na nuvem e em aplicativos SaaS alojados para fornecer visibilidade e segurança de dados em tempo real para serviços baseados em nuvem, garantindo que o tráfego entre dispositivos locais e infraestrutura de nuvem atenda às políticas de segurança e às necessidades de conformidade da empresa. Além disso, os CASBs permitem que as organizações estendam controles de segurança avançados alojados no perímetro da rede para os aplicativos SaaS.
A solução FortiCASB da Fortinet oferece uma visibilidade profunda em dados armazenados em aplicativos baseados em nuvem, bem como no comportamento do usuário, garantindo simultaneamente a segurança e o cumprimento da criptografia, prevenção de perda de dados e requisitos de detecção de ameaças. Além disso, quando as políticas de segurança ou negócios da sua empresa são atualizadas, essas podem ser aplicadas aos dados existentes já armazenados em um aplicativo.
A solução também está totalmente integrada com o Fortinet Security Fabric - que não é apenas uma outra solução de segurança da nuvem. Em vez disso, o CASB melhora a segurança geral à medida que mais cargas de trabalho e dados se movem para a nuvem.
Fonte
Fortinet
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

