Curiosidades
Coronavírus influenciou um número recorde de ciberincidentes
Brasiline
6 de novembro de 2020

O National Cyber ​​Security Center (NCSC) do Reino Unido lidou com um número recorde de incidentes de cibersegurança em 2019, segundo sua análise anual.

A agência cuidou de 723 incidentes graves entre setembro passado e o final de agosto - um aumento de 20% em relação aos 602 que cuidou no ano anterior. Mais de 200 desses incidentes foram relacionados ao coronavírus.

No início de 2020, o NCSC alertou que e-mails falsos, fingindo ser comunicações de autoridades de saúde, estavam sendo enviados com links que alegavam fornecer atualizações importantes, que, ao serem clicados, levavam a dispositivos sendo infectados com malware.

Três anos após o ataque de ransomware WannaCry, e com o NHS enfrentando uma quantidade excepcional de tensão devido à pandemia, a companhia foi orientado pelo Departamento de Saúde e Assistência Social para verificar a segurança dos sistemas de TI do NHS.

A revisão anual revelou que um dos subdepartamentos do NCSC, a Autoridade de Produção Chave do Reino Unido (UKKPA), celebrou um sucesso muito atrasado este ano ao mover um antigo (embora muito seguro) sistema baseado em papel para o mundo digital.

O UKKPA é responsável por criar e distribuir as chaves criptográficas usadas pelos militares e outras organizações no Reino Unido que precisam se comunicar com um nível excepcional de proteção.

Por muito tempo, essas chaves foram impressas em bobinas de fita de papel perfurada que são transportadas fisicamente em caixas protegidas para navios de guerra e outros locais muito sensíveis.

O NCSC também afirmou que "desempenhou um papel maior do que nunca na defesa dos processos democráticos do Reino Unido" e emitiu "orientações específicas sobre como responder a ataques de phishing direcionados" para mais de 200 figuras proeminentes, incluindo ministros do governo.

Apesar dessa orientação, o relatório reconheceu que o governo acusou atores russos de interferir nas Eleições Gerais de 2019, quando eles ampliaram o acesso a documentos comerciais posteriormente citados por Jeremy Corbyn durante um debate eleitoral.

O novo executivo-chefe da agência, Lindy Cameron, disse que a revisão anual delineou "a amplitude do trabalho notável realizado pelo NCSC no ano passado, em grande parte em um cenário de crise global compartilhada de coronavírus.

Fonte

Veja também:

De Botnets a Phishing: uma discussão sobre o cenário de ameaças em 2020 - Acessar

Ataques cibernéticos: conheça 03 dicas importantes para se proteger - Acessar

Mais Recentes
FortiSRA: Acesso Remoto Seguro para Sistemas OT
Brasiline
4 de novembro de 2024
O FortiSRA da Fortinet é uma solução de acesso remoto seguro adaptada para ambientes OT, projetada para gerenciar os riscos […]
Brasil vê ciberataques crescerem 38% no primeiro trimestre
Brasiline
28 de outubro de 2024
Especialista em segurança da informação destaca a importância de empresas adotarem soluções que aumentem a sua proteção. Uma delas é […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?