De acordo com a Kaspersky, houve um aumento no número de malware criado para roubar credenciais e dinheiro de contas bancárias. Além do hackeamento do celular do atual ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil. No total, foram detectados ataques contra mais de 300 mil usuários.
Os trojans direcionados a bancos em dispositivos móveis, por exemplo são um dos tipos de ataques mais flexíveis, perigosos e que se desenvolvem mais rapidamente. Geralmente, roubam dinheiro diretamente das contas bancárias dos usuários, mas, às vezes, seu objetivo é obter outros tipos de credenciais.
"O rápido crescimento do malware para dispositivos móveis é preocupante, especialmente porque vemos como os criminosos estão aperfeiçoando seus mecanismos de distribuição”, diz Victor Chebyshev, pesquisador de segurança da Kaspersky.
Outras conclusões do relatório da Kaspersky:
- As soluções da Kaspersky Lab detectaram e evitaram 843.096.461 ataques maliciosos em 203 países no mundo inteiro;
- 113.640.221 URLs específicas foram reconhecidas como maliciosas pelos componentes de proteção web;
- Tentativas de infecção por malware com o objetivo de roubar dinheiro via Mobile Banking foram registradas em 243.604 computadores.
Dicas para reduzir o risco de infeção no celular:
- Instale apps de fontes confiáveis;
- Verifique as permissões solicitadas pelo aplicativo. Se elas não corresponderem à tarefa (por exemplo, um leitor que solicita acesso a suas mensagens e chamadas), talvez não seja confiável;
- Use uma solução de segurança sólida para a proteção contra malware e suas ações;
- Não clique em links recebidos em mensagens de spam;
- Não faça rooting no dispositivo, pois isso proporciona possibilidades ilimitadas para os cibercriminosos.
Mantenha o seu negócio protegido com Kaspersky Security for Mobile ou entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais.
Fonte