Uma falha no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte possibilitou o vazamento dos dados de 70 milhões de brasileiros que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quase a totalidade de carteiras emitidas no país. De acordo com o órgão, a brecha já foi corrigida.
O problema no sistema foi descoberto por um pesquisador da área de segurança da informação, que o explorou durante três meses. Utilizando números de CPF gerados de maneira aleatória, ele conseguiu acesso a todos os registros de carteiras de motoristas.
Qualquer pessoa que acessasse a página usando um número de CPF conseguiria visualizar as informações de 70 milhões de CNHs registradas no sistema, incluindo endereço residencial, números de telefone, sexo, data de nascimento, CPF e carteira de identidade, além da foto do documento.
Nota do Detran RN
Em nota divulgada no seu site oficial, a unidade potiguar do órgão informa que a falha no sistema já foi corrigida pela equipe de informática e que as informações cadastrais dos motoristas não foram afetadas. Além disso, afirma ter aberto procedimento para investigar o problema.
O Detran esclarece que, de imediato, a equipe técnica de Informática do órgão sanou a falha ocorrida em seu sistema.
A Direção-Geral do Detran está abrindo um procedimento administrativo para apurar o fato ocorrido.
Equipe qualificada
Não restam dúvidas: uma empresa especializada em TI é indispensável, independente do segmento em que se atua. É por isso que, para que tudo saia dentro dos conformes, é preciso ter ao lado uma equipe pronta para qualquer desafio. Por esse motivo a Brasiline entrega diagnósticos personalizados.
Fale com um de nossos especialistas
Fonte
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

