Enquanto as compras online continuam em alta, os cibercriminosos estão se preparando para uma das épocas mais movimentadas do ano.
A pandemia do COVID-19 já gerou um aumento na atividade online no início deste ano, e os ciber-adversários continuaram a aproveitar como uma oportunidade para seus ataques.
Agora, eles buscam direcionar os fluxos de tráfego mais altos on-line, à medida que os compradores procuram as últimas ofertas de férias.
Confira alguns insights sobre como os clientes e as empresas podem se proteger:
Como o cenário de ameaças cresceu em relação aos ataques relacionados ao comércio eletrônico, a temporada de festas de fim de ano para as compras online foi definitivamente um grande impulsionador do crescimento dos ataques relacionados ao comércio eletrônico.
Desde a pandemia, as pessoas naturalmente recorreram aos serviços online, de modo que a distribuição de tentativas de ataques de comércio eletrônico aumentou. Também estamos vendo ataques que estão atacando os clientes com anúncios falsos e phishing. Existem filas virtuais para as pessoas aguardarem, itens acabando antes que você possa fazer o check-out e, às vezes, processamento web mais lento devido ao alto tráfego.
Os invasores entendem isso e continuam a lançar ataques aos compradores que tentam explorar essa realidade. As tendências de ataque mais comuns são por meio de ataques de phishing, malware ou man-in-the-middle para assumir o controle de servidores sem fio ou proxy.
Eles estão tentando direcionar a atividade online para um lugar específico, interceptar transações ou enganar os usuários de alguma forma para seu benefício. Infelizmente, as empresas também são suscetíveis ao roubo de informações.
A temporada de compras online de final de ano costuma ser um período extremamente lucrativo para os varejistas, mas os ataques cibernéticos têm a capacidade de reverter isso.
Os cibercriminosos colocam links ou anúncios em sites confiáveis para desviar os compradores do site seguro em que estão navegando. Isso geralmente vem na forma de ofertas irresistíveis aparecendo em sua página, para atrair os usuários a clicar no link. É fácil e eficiente para eles.
Por isso, o conselho é:
Preste atenção especial aos sites que você está visitando. Na correria e na empolgação da temporada de compras, as pessoas tendem a se tornar menos atentas ao que está ao seu redor, portanto, sempre verifique a validade do site antes de comprar qualquer coisa.
Certifique-se de ter um bom software de segurança configurado em seus sistemas que irá procurar ativamente por URLs de malware, URLs de phishing e outros tipos de malware que podem entrar em seu sistema. Também recomendo procurar opções de pagamento mais seguras. Por exemplo, alguns bancos começaram a oferecer coisas como números de cartão de crédito solúveis que são gerados para uma única transação. Ter uma infraestrutura atualizada definitivamente faz a diferença. Para aqueles que atualizam seus sites, eles podem atualizar a infraestrutura de back-end do site, mas não necessariamente atualizar a peça de e-commerce.
Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas.
Assim, sua empresa possa focar no que realmente interessa: no seu core business. Junte-se aos mais de 1.200 clientes em todo o Brasil que aderiram à nossa ampla oferta de soluções e serviços em regime de 24x7x365 com SLA zero.
Entre em contato com um de nossos consultores Brasiline para saber como podemos ajudar o seu negócio.
Veja também: