Uma implementação de Firewall de perímetro pode conter centenas ou milhares de regras, e este volume de regras aliado à complexidade das ferramentas de NGFW / UTM cria brechas para falha humana e no comprometimento da segurança da rede.
Naturalmente um Firewall após algum tempo implementado e com constante manutenção está sujeito a ter regras duplicadas que comprometem a segurança e no qual o administrador não tem mais controle ou ciência do mesmo.
Benefícios da administração de segurança da rede:
1. Fornecer uma interface única na qual administradores de segurança podem administrar políticas de segurança em firewalls de rede, nuvem privada e pública;
2. Aprimorar segurança, conformidade e agilidade de negócios através de automação de alteração de firewall;
3. Otimizar políticas de segurança;
4. Reduzir superfície de ataque para redução de ameaças cibernéticas;
5. Garantir a continuidade dos negócios minimizando paradas na rede e nas aplicações;
6. Permitir conformidade contínua com regulamentações da empresa e do setor.
O Tufin Orchestration Suite™ é uma solução abrangente para gestão de segurança de rede, fornecendo visibilidade, rastreamento de alterações, análise e auditoria para políticas de Firewall, dispositivos de rede e plataformas de nuvem. Ele também oferece gestão automática de alteração de Firewall e gestão de conectividade de aplicação, garantindo uma postura de segurança rígida, uma entrega de serviço rápida e conformidade com regulamentações em todas as plataformas de empresas.
Monitoração da Segurança da Rede
A monitoração de segurança é similar à monitoração de rede, exceto pelo fato de que ela é voltada para a detecção de mudanças na rede que indicam uma violação de segurança. O ponto de início da monitoração de segurança determina o que é uma violação. Ao conduzir uma análise de risco, foi identificado o nível de monitoração exigido baseado na ameaça ao sistema. Já na Aprovação de Alterações de Segurança, foram identificadas ameaças específicas à rede.
Na matriz de análise de risco, o firewall é considerado um dispositivo de rede de alto risco, indicando que você deve monitorá-lo em tempo real. Na seção Aprovação de Alterações de Segurança, podemos ver que é necessário monitorar todas as alterações no firewall. Isso significa que o monitoramento dos aspectos como falhas de tentativas de login, tráfego incomum, alterações no firewall, acesso concedido ao firewall e conexões estabelecidas via firewall são o básico.
A Segurança da Informação é quem protege o bem de maior valor das empresas
O descuido nessa área pode causar prejuízos significativos, e muitas vezes irreversíveis. Mas felizmente a maior parte das empresas está consciente do perigo e estamos vivendo um momento em que praticamente todas elas mantêm alguma política de segurança. Sem as precauções adequadas a empresa pode perder muito mais do que o investimento na área.
Propriedades da segurança da informação
Confidencialidade ou privacidade: limita o acesso ao conteúdo desejado de maneira que só os usuários permitidos tenham acesso.
Integridade: garante que a informação mantenha todas suas características originais desde a origem do documento até o final do mesmo (término do ciclo de vida).
Disponibilidade: garante que a informação possa estar sempre disponível para ser visualizada em qualquer momento do ciclo de vida.
Com o avanço das tecnologias e ampliando este leque de segurança estão:
Consistência: garante que o conteúdo do arquivo esteja realmente na base de dados e a sua existência.
Isolamento ou uso legítimo: certifica que o conteúdo desejado está isolado de alterações, que é exatamente como o criador do documento o fez.
Informação como um ativo
Ativo é todo conteúdo ou dado que agrega valor a algo ou alguém, seja ele digitalizado ou materializado é o bem de maior valor das empresas. Estas informações são chamadas de “ativos”.
Através de um levantamento dos ativos da empresa é realizado a avaliação do grau de risco e vulnerabilidade de cada ativo. Com este levantamento que se alinha os projetos e planejamento da empresa para aquisição de ferramentas capazes de deter tais riscos e vulnerabilidades.

Vulnerabilidades
As vulnerabilidades são brechas nos sistemas desatualizados ou mal desenvolvidos, que usuários mal-intencionados utilizam para acessar os conteúdos.
Tipos de vulnerabilidades
Vulnerabilidade física: meio onde se localiza a construção da infra-estrutura da TI (prédio, sobrado, galpão), sala cofre ou sala subterrânea. São de extrema importância e deve ser levada em conta, principalmente a redundância destes de preferência em locais geograficamente distantes para prevenção de acidentes naturais.
Vulnerabilidade natural: tufão, furacão, raio, trovão, tsunami, terremoto não são acontecimentos que geram tantos problemas no Brasil, mas em alguns países é de extrema importância se investir em prevenções contra tais vulnerabilidades naturais.
Vulnerabilidade de hardware e software: problema no desenvolvimento dos softwares, incompatibilidade de hardware com software, software mal instalado, software mal configurado são as causas de grande parte das vulnerabilidades de hardware e software. É muito importante que a empresa invista em tecnologias para acompanhar o mercado, mas não adianta ter as melhores ferramentas se não configurá-las da maneira adequada.
Vulnerabilidade de comunicação: switches e pontos de rede cabeado, sem fio e portas de máquinas ao dispor de qualquer um que se interessar a entrar na rede são vulnerabilidades de comunicação que devem ser bastante analisadas e asseguradas. As empresas têm que ter controle de todas as máquinas que estão em sua rede, caso contrário qualquer um com um notebook e simples conhecimento em internet irá invadir a rede, e roubar informações que por ela passam.
Vulnerabilidade humana: a mais criticada e de maior incidência nos fatos de brechas em segurança vêm das falhas humanas, que estão sempre propensas a falhas e não são nada lógicas. Manter um backup de pessoas, acesso restrito às informações e qualificação adequada aos profissionais que atuam diretamente com ela. É de suma importância para a empresa manter seus dados em sigilo.
Veja como eliminar
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

