Em 2016, a agência governamental viu o número de fraude de reembolso de impostos atingir US $ 21 bilhões. Uma das principais razões para esse rápido crescimento é que é preciso pouco esforço para apresentar uma declaração falsa. Um nome válido e data de nascimento, por exemplo, são basicamente o que você precisa para apresentar uma declaração.
Veja abaixo a lista das fraudes mais comuns a serem destacadas:
Fraude do preparador de declaração de impostos
Enquanto a maioria dos preparadores fiscais são profissionais confiáveis, todos os anos, um número de indivíduos sem escrúpulos, as falsas empresas de contabilidade, uma marca registrada de identidade, como as reivindicações de arquivo falsas, cobram taxas elevadas e o cheque de retorno de impostos em dinheiro.
Veja algumas dicas de como se prevenir:
- Peça o número de identificação fiscal do preparador (TIN). Este é um número de nove dígitos com um travessão entre o segundo e o terceiro número.
- Nunca assine um formulário de imposto em branco. Isso equivale a assinar um cheque em branco.
- Analise cuidadosamente o seu retorno antes de assinar.
Roubo de identidade
Apesar dos esforços de várias pessoas, os cibercriminosos conseguiram roubar centenas de milhões de identidades. Infelizmente, é impossível saber se você foi vítima de uma apresentação fraudulenta até que um retorno seja rejeitado.
Outras fraudes fiscais
Além do roubo de identidade ou falsos preparadores fiscais, existem outras fraudes relacionadas a impostos, como:
Golpes por telefone: Esses golpistas fazer chamadas não solicitadas e em alguns casos, eles até ameaçam apresentar um mandado de prisão, iniciar a deportação ou revogar a carteira de motorista da vítima, convencendo-a de enviar dinheiro, geralmente através de uma transferência bancária, cartão de débito pré-pago ou cartão de presente.
Phishing
O IRS (Internal Revenue Service) não se comunica com os contribuintes via e-mail. Ele só entrará em contato com os contribuintes através de correio físico. Enquanto muitas mensagens de e-mail e sites podem parecer oficiais, as pessoas devem ser extremamente cautelosas sobre a abertura de e-mails inesperados ou clicar em links da Web alegando ser do IRS. As táticas comuns de phishing incluem avisos sobre grandes restituições, contas de impostos atrasadas ou pedidos de informações pessoais.
É importante que você aprenda a identificar e-mails falsos ou sites da Web que pretendem roubar suas informações pessoais.
- Procure o endereço de e-mail de um remetente que seja semelhante ao endereço de e-mail oficial da empresa, mas não o mesmo.
- Os fraudadores muitas vezes incluem chamadas urgentes à ação para tentar fazer com que você reaja imediatamente.
- Os cibercriminosos geralmente incluem um link para um site falso. Antes de clicar no link, coloque o cursor do mouse sobre ele para exibir o endereço real do site. Se você acabar em um site potencialmente falso procure palavras com erros de ortografia.
Fonte
Fortinet
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

