Curiosidades
FaceApp: Seu retorno traz questões sobre privacidade
Brasiline
16 de junho de 2020

Reconhecimento facial pode ser usado para falsificar identidades.

No último final de semana, o FaceApp voltou a bombar nas redes sociais após a liberação do filtro “mudança de gênero”. A novidade recebeu centenas de milhares de compartilhamentos no Facebook e no Instagram. Com isso, também retornaram os questionamentos sobre a segurança do app de reconhecimento facial e os riscos do compartilhamento dessas informações para a privacidade.

De acordo com o especialista Fabio Assolini da Kaspersky, o app não possui nenhum item malicioso. Entretanto, pelo fato de o reconhecimento facial ser uma tecnologia usada principalmente para a autenticação de senhas, o usuário deve ter bastante cuidado ao compartilhar sua imagem com terceiros. “Temos de entender essas novas maneiras de autenticação como senhas, já que qualquer sistema de reconhecimento facial disponível a todos pode acabar sendo usado tanto para o bem quanto para o mal”, alerta o especialista da Kaspersky.

Segundo Assolini, por utilizar Inteligência Artificial para fazer as modificações, a companhia dona do app pode vender essas fotos para empresas desse tipo. “Além disso, é preciso ter consciência que esses dados estão armazenados em servidores de terceiros, e que também podem ser roubados por cibercriminosos e utilizados para a falsificação de identidades”, acrescenta.

Dessa forma, o analista recomenda que, caso queiram entrar na brincadeira, os usuários fiquem atentos sobre a segurança do app e baixá-lo apenas de lojas oficiais. Ele também reitera a importância da leitura dos termos de privacidade de todos os apps para entender quais informações são solicitadas. “Mais de 60% dos brasileiros não leem esses termos e esquecem de pensar sobre como seus dados podem ser utilizados”, conclui.

Dicas para baixar apps com segurança

  • Tenha certeza de que o aplicativo é de confiança e está nas lojas oficiais;
  • Leia os termos de privacidade para entender que informações são solicitadas;
  • Entenda o reconhecimento facial como uma senha – não saia utilizando em todos os lugares;
  • Sempre verifique quais permissões são solicitadas, como login associado à uma conta existente em determinada rede social.

Fonte

Mais Recentes
2ª Edição do Cyber Day em Joinville: Segurança Inteligente para um Mundo Multicloud
Brasiline
10 de dezembro de 2024
No dia 05 de dezembro de 2024, Joinville/SC foi palco da 2ª Edição do Cyber Day, um evento exclusivo dedicado […]
Brasiline oferece solução para evitar ataques de phishing
Brasiline
9 de dezembro de 2024
Especialista da Brasiline avalia que a prática de phishing é uma das maiores ameaças à segurança dos negócios e explica […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?