A Fortinet criou um jogo online corporativo gratuito levando o jogador a passar pela experiência de ser um CSO (Chief Security Officer), profissional responsável pela tomada de decisões quanto à segurança da empresa. Segundo o IDC, em 2018, 75% dos CSOs irão reportar diretamente para o CEO e não mais para o CIO, reforçando que o profissional de segurança deve estar conectado ao negócio da empresa.
No game, o jogador inicia com um caixa de US$ 120 mil, para escolher entre soluções de segurança para sua empresa, levando em conta ser um alvo potencial e sofrer inúmeros ciberataques durante o período, assim como na vida real. Ao final do jogo, o usuário recebe uma pontuação e um balanço dos investimentos realizados em relação ao prejuízo no ano. Se os danos atingirem US$ 750 mil, ele é demitido da empresa.
"O desafio maior é decidir qual tecnologia escolher, levando em conta o valor do investimento da tecnologia escolhida e quanto isso representa, caso a empresa sofra um ciberataque. É normal os jogadores levarem em consideração apenas o valor do investimento e não o do prejuízo", explica Carlos Cortizo, gerente de sistemas de engenharia da Fortinet.
Desenvolvido pela equipe de marketing da Fortinet em conjunto com a equipe de inteligência contra ameaças FortiGuard, o jogo está disponível no link: http://www.event.cyber-defender.net/ e tem sido utilizado em eventos Fortinet ao redor do mundo totalizando 800 jogadores.
Fonte
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

