Conteúdo Geral
Golpistas se passam por atendentes do SUS para tentar clonar Whatsapp
Brasiline
17 de março de 2021

Criminosos continuam a se passar por representantes do SUS (Sistema Único de Saúde) ou do Ministério da Saúde em tentativas de aplicar o velho golpe de clonagem do WhatsApp.

Para pedir dinheiro aos contatos enquanto o usuário original não detecta a fraude, é o principal objetivo de uma ação que acontece não apenas por texto, mas também ligações.

A isca para a tentativa de engenharia social é a pesquisa sobre prevenção e sintomas de COVID-19 que o governo federal vem realizando desde o ano passado, quando a pandemia se intensificou no Brasil.

O contato é feito pelo telefone e, como forma de criar um mapa de risco de contágio e prestar esclarecimentos aos cidadãos, são feitas perguntas relacionadas ao regime de trabalho, entre presencial e home office, sobre a situação empregatícia do contato, região onde mora e eventuais sintomas da doença ou contato com contaminados com o novo coronavírus.

Ao final das perguntas, o golpista está ativando o WhatsApp em outro aparelho e o pedido de confirmação de um código para suposta validação do atendimento é, na realidade, os dígitos que dão acesso ao próprio mensageiro.

Caso o código seja realmente informado, a ação é imediata, o WhatsApp deixa de funcionar no celular da vítima e é ativado no aparelho dos golpistas, que rapidamente acessa os contatos disponíveis em grupos e eventuais mensagens recebidas para pedir dinheiro ou aplicar novos golpes.

A recomendação de segurança é simples: nunca passar códigos de verificação que cheguem por WhatsApp, SMS ou outros meios e ativar a autenticação em duas etapas na conta do aplicativo.

Na dúvida sobre a veracidade de uma comunicação desse tipo, entre em contato diretamente com o serviço ou empresa responsável, por meio de sistemas oficiais de atendimento.

Fonte

Mais Recentes
Ferramenta ajuda a prevenir vazamento de dados sensíveis
Brasiline
25 de abril de 2025
Com bilhões de contas violadas globalmente, o FortiDLP surge como uma solução para o combate a ataques cibernéticos e para […]
CISA renova contrato com a Mitre e garante continuidade do programa CVE
Brasiline
17 de abril de 2025
Em uma decisão de última hora, a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos Estados Unidos (CISA) anunciou a […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?