Entre suporte técnico solicitando acesso ao seu computador, especialistas em serviços tributários preocupados exigindo pagamentos, fornecedores de equipamentos médicos “retornando sua ligação” e muitos mais – nenhum legítimo – é de se admirar que alguém ainda atenda ao telefone. Seria difícil encontrar alguém que não tenha experimentado algum tipo de golpe por telefone, embora o nome para isso não seja tão conhecido: vishing.
O que é vishing?
Vishing é a abreviação de voz mais phishing (já que smishing é SMS + phishing) e, auxiliado pela transição em massa para o trabalho remoto, transformou o telefone em uma grande arma de fraude, a ponto de as agências de aplicação da lei agora liberarem periodicamente alertas oficiais sobre o perigo.
De acordo com dados de 2019 da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, apenas 6% das ligações fraudulentas terminaram em prejuízo financeiro. No entanto, quando acontece, o dano é bastante significativo, com valor médio de U$ 960.
Qualquer um pode morder a isca de um golpista, até mesmo especialistas que acham que já viram de tudo. Muitos fraudadores são excelentes em ganhar a confiança até mesmo do alvo mais vigilante.
Tipos de ligações fraudulentas
Os golpistas podem dizer quase tudo em uma chamada, mas suas tentativas tendem a se enquadrar em algumas categorias principais.
Como reconhecer ligações fraudulentas
Temos que ter em mente de que os golpistas, sempre à procura de iscas mais convincentes, podem algum dia aprender com a rica história de fraudes sem sucesso, mas a maioria dos golpes exibe pelo menos uma das várias bandeiras vermelhas.
Como se proteger contra ligações fraudulentas
Se você detectar pelo menos uma das bandeiras vermelhas acima, a melhor opção é simplesmente encerrar a conversa. Depois disso, ligue para a empresa ou organização que supostamente acabou de ligar para você e relate o incidente – quanto mais informações coletarem, maior será a probabilidade de capturarem, ou pelo menos impedirem, os fraudadores. Procure o número técnico ou de suporte ao cliente separadamente, por exemplo, acessando o site oficial da organização, evite firmemente instalar programas de acesso remoto em seu computador, por mais convincente que qualquer golpista possa ser, e use uma solução de segurança confiável que detecta aplicativos perigosos em tempo hábil e envia alertas.