As mensagens diretas, também conhecidas como direct messages (DMs), são uma das formas de conversa mais comuns no meio digital. Isso porque é um modelo que funciona em tempo real e não exige exatamente uma resposta imediata. Além disso, o fato de os softwares e dispositivos estarem atrelados a contas pessoais facilita a identificação. E é aí que os golpistas estão se aproveitando da chegada do ChatGPT para facilitar a invasão.
Segundo especialistas, ferramentas como a inteligência artificial do ChatGPT podem ajudar os golpistas a melhorarem seus textos. Os golpistas podem limpar os erros ortográficos e gramaticais, tornando mais difícil a identificação de mensagens fraudulentas, a exemplo do phishing.
A ideia mais comum utilizada pelos criminosos atualmente é se aproveitar da distração dos usuários e usar mensagens com senso de urgência para fazer com que as pessoas cliquem em links maliciosos, cedam dados sensíveis ou até mesmo enviem dinheiro.
“Carnificina de porcos" é um termo utilizado para esquemas de mensagens em que os criminosos "engordam" a vítima antes de roubarem o seu dinheiro. Estes esquemas começam frequentemente com uma simples mensagem, a exemplo de “Olá” ou "foi divertido sair na semana passada", seguido de um "desculpe, número errado".
A partir daí, o golpista tenta ganhar a confiança da pessoa, agindo como se tivesse encontrado um novo amigo. Normalmente os criminosos se passam por um comerciante de sucesso e começam a falar sobre quanto dinheiro estão ganhando com alguns investimentos especiais, a exemplo de criptomoedas. O objetivo é conseguir que a vítima faça o download de um aplicativo de investimento falso ou abra uma conta de aspecto legítimo e transfira dinheiro.
Estes aplicativos ou websites são bastante sofisticados, e os vigaristas incluem uma videochamada sobre a oportunidade de investimento ou permitem que a vítima retire uma pequena parte dos seus ganhos falsos para que se sintam mais confortáveis.
Depois solicitam cada vez mais dinheiro, encorajando as vítimas a pedir dinheiro emprestado para esses investimentos. A melhor forma de se manter afastado desses esquemas é ser muito cético sobre quaisquer esquemas rápidos de enriquecimento ou oportunidades de investimento não solicitadas.
A Brasiline construiu, em mais de 19 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.
Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.