O mundo tecnológico está prestes a utilizar a nova era onde o grafeno irá ser a matéria-prima, após anos utilizando o silício.
Se você não acredito, veja os 6 motivos pelos quais o grafeno promete melhorar e mudar para sempre os nossos dispositivos eletrônicos:
Veja então seis razões que provam que o grafeno é, de fato, o material do futuro:
Ultra-fino e ultra-leve
Além de ser incrivelmente flexível e à prova de água, o grafeno também é o mais fino e leve material descoberto. Sendo uma estrutura de apenas um átomo de espessura, uma grama de grafeno pode cobrir um campo de futebol inteiro.
Essas descobertas levam a outro patamar de avanço tecnológico, pois assim será possível criar dispositivos cada vez mais leves e finos. Para provar isso, foi feito um experimento com um pedaço de grafeno sendo colocado em cima de uma pétala de flor e esta nem se quer mexeu.
Agora imagina isso aplicado em um smartphone ou um tablete que podem ser pouco mais espessos que uma folha de papel e depois serem dobrados quando não utilizados.
Mais forte que o aço
Então, se é fino, leve e flexível, isso significa que não é muito resistente, certo? Errado.
Esta é mais uma das fantásticas propriedades do grafeno: trata-se de um material mais forte que o aço! E não é por pouco pois já existem estudos que indicam que o grafeno é 200 vezes mais resistente que o aço.
Se você ainda não está convencido que o grafeno é revolucionário, então saiba que ele é também um dos melhores, senão mesmo o melhor, condutor de eletricidade conhecido até o momento.
Além das propriedades de condução excelentes numa larga gama de temperaturas, o grafeno também pode ser utilizado em baterias com um desempenho que faça com que não precisemos de recarregar os nossos dispositivos móveis tantas vezes.
Aliás, há relatos de que foram concluídos com sucesso testes numa bateria construída em grafeno que demora apenas 15 minutos a ser carregada e consegue manter um smartphone em funcionamento durante uma longa semana.
Interação com elementos biológicos
A última razão pela qual o grafeno é com certeza um elemento chave no futuro da tecnologia é a sua capacidade em interagir com corpos vivos.
De arcodo com o Dr. Aravind Vijayaraghavan da Universidade de Manchester, o grafeno tem potencial suficiente para ser utilizado em sensores que possam se ligar ao nosso sistema nervoso ou mesmo “falar com células”.
Se pensarmos que estamos vendo a cada vez mais dispositivos ligados à área da saúde então a utilização do grafeno poderá mesmo revolucionar esta área.
O futuro está no grafeno
Como vimos o grafeno é um material cujas aplicações são quase infinitas. Já existem muitas empresas e universidade produzindo e pesquisando formas de o aproveitar da melhor maneira possível. Recentemente, vimos a Samsung afirmar que encontrou uma forma fácil, barata e segura de o produzir.
Ou seja, estamos dando passos importantes no domínio deste novo material e, com os resultados dos estudos que estão sendo feitos, é bem provável que daqui uns anos o grafeno faça parte da nossa vida e venha mesmo revolucionar a tecnologia tal como a conhecemos.
FONTES:
http://www.revolucaodigital.net/2014/04/17/6-razoes-grafeno-futuro/