As ferramentas que podem ser utilizadas remotamente por meio da computação em nuvem são várias, e entre elas, está uma das mais importantes: o gerenciador de e-mails. Veja a seguir, algumas vantagens importantes ao utilizar esse recurso.
Crescimento da produtividade
O trabalho de um profissional é muito mais produtivo com o gerenciador de e-mails ao armazenar os dados na nuvem. Isso garante acesso às informações das mensagens em todo lugar e a qualquer hora e a mobilidade do sistema agiliza a comunicação com clientes e parceiros, tornando o trabalho da empresa mais dinâmico e eficaz.
Os documentos enviados por e-mail também podem ser abertos e editados na nuvem, sem ser necessário um software adicional local.
Versatilidade e facilidade de configuração
Os planos dos gerenciadores em nuvem conseguem ser adaptáveis às necessidades de cada organização. Essas necessidades podem se ajustar a cada mês e o sistema pode ser flexível a isso. Algumas organizações, por exemplo, iniciam com planos gratuitos e passam para planos pagos à medida que cresce o volume de informações.
Os gerenciadores também são facilmente configuráveis e adaptam-se a rotina e gosto de cada usuário.
Diminuição de custos
De acordo com especialistas, os gastos com tarefas operacionais em tecnologia nas empresas são em cerca de 30% do total do custo relativo a TI. Se as organizações usassem o armazenamento de dados na nuvem, economizariam até US$ 300 bilhões, por exemplo, e esse valor poderia ser investido no crescimento das empresas.
Isso acontece porque a tecnologia em nuvem dispensa o amplo investimento em softwares e hardwares locais e exige apenas uma conexão com a internet a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador. Até os equipamentos mais simples conseguem rodar os softwares da nuvem, pois todo o processamento acontece nos servidores on-line.
Benefícios das ações colaborativas
Já no ramo empresarial, fazer com que os colaboradores trabalhem em equipe pode ser um desafio devido à descentralização das informações e à dificuldade de compartilhá-las em tempo real. E a solução para isso é o armazenamento de dados na nuvem.
O e-mail corporativo cria uma ligação entre os colaboradores na troca de informações. Essas informações compartilhadas podem ser inúmeras, como revisão de documentos, pautas de reunião, arquivos, entre outras, e ser facilmente acessadas, atualizadas e publicadas em tempo real.
Manter os dados na nuvem é mais seguro
A computação em nuvem vem aprimorando cada vez mais seus padrões de segurança.
Os gerenciadores de e-mail on-line contam com bloqueadores de spam e vírus muito mais eficazes e um banco de dados atualizado constantemente – algo difícil e de alto custo caso fosse feito localmente na própria empresa.
Fonte
Conteúdo extraído do site
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

