O Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), sofreu um ciberataque por meio de um ransomware na última quarta-feira, 17/11.
O empresa não revelou quantos servidores foram atingidos, apenas que backups foram perdidos. Mas garante que os serviços estão funcionando porque houve a rápida identificação do ataque. O instituto também contratou uma empresa especializada em Investigação Forense Digital.
De acordo com a assessoria de imprensa, o Inatel encaminhou comunicados à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e aos colaboradores do instituto, que garante: os sistemas da área de serviços ao mercado do Inatel não foram atingidos.
Aos colaboradores, o Inatel detalhou pouco o incidente, mas diz que, 'até o presente momento não é possível ter a dimensão dos danos causados, tampouco se houve captura de dados'.
Infelizmente, os ataques ransomware não param por aí
Recentemente a empresa MediaMarkt também sofreu um ataque. O ransomware usado neste ataque foi o conhecido como Hive Ransomware e exigiu 240 milhões de euros para que os dados fossem libertados.
A MediaMarkt é o maior grupo de venda de equipamentos eletrônicos e tem mais de 1000 lojas em 13 países.