Segundo um relatório publicado pelo coordenador nacional de Tecnologia da Informação em Saúde, 87% dos médicos estão adotando alguma forma de registro eletrônico de saúde desde 2015. Este é mais que o dobro dos 42% que foram coletados em 2008.
Como as informações mais sensíveis estão sendo transmitidas digitalmente e acessadas do que nunca, é fundamental que os profissionais de saúde também se movam para uma solução de segurança integrada que ofereça proteção tanto para a instituição quanto para os pacientes.
Confira os potenciais benefícios de redes de saúde mais seguras através de soluções de segurança integradas:
- Melhora o relacionamento médico-paciente
Os dados médicos requerem um fluxo confiável de informações no relacionamento paciente-médico. Se os pacientes não podem confiar em seus estabelecimentos de saúde para armazenar suas informações pessoais de forma segura, eles são menos propensos a oferecê-lo voluntariamente. Da mesma forma, as reputações das instituições sofrem com a viabilidade de suas redes.
Entretanto, elas conseguiram melhorar sua eficiência operacional como resultado direto da coleta de dados em tempo real. Desta forma, os médicos têm acesso a dados extensivos que podem levar a descobertas inovadoras. Com uma solução de segurança totalmente integrada, as equipes de TI das instituições de saúde podem oferecer supervisão em tempo real dessa rede, permitindo garantir esses avanços no atendimento ao paciente.
- Simplifica o gerenciamento de segurança
Ao implementar uma estratégia de segurança totalmente integrada, as instituições de saúde ganham a capacidade de simplificar e solidificar sua postura de segurança. Elas podem gerenciar os sistemas que já estão em vigor, garantindo que seus investimentos sejam maximizados.
Elas também se beneficiam imensamente com a redução da complexidade operacional, especialmente quando se trata de segurança. Simplificar esse aspecto das operações melhora a visibilidade e as chances de ver e parar um ataque visando o sistema, ao mesmo tempo em que protege as relações que os pacientes desenvolveram com sua instituição e provedores de saúde.
- Proteção aprimorada para os dados dos pacientes
Não é segredo que os dados do paciente sejam superiores, portanto, para manter a viabilidade da organização, a responsabilidade de proteger esses dados e manter um alto nível de confiança com os pacientes cai na instituição.
Estes dados são muito mais valiosos do que os dados financeiros e esta informação não muda. Fornecer aos pacientes uma garantia de que seus dados são seguros pode ser feito com confiança quando há uma solução de segurança integrada no lugar para fazer backup da reivindicação.
Um sistema centralizado de gerenciamento e orquestração que facilita a proteção dos dados dos pacientes contra os cibercriminosos ajudará as organizações de saúde a proteger os dados críticos e sensíveis de seus clientes. Uma solução como essa melhora o desempenho e a eficiência através de elementos como a priorização de aplicativos e otimização de tráfego, combinados com a segurança em toda a rede e no nível do dispositivo para proteger novos modelos de atendimento.
Fonte
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

