Os ataques ransomware têm aumentado consideravelmente nos últimos ano, e a mais recente vítima foi a MediaMarkt ontem (08), que viu parte da sua rede ficar inoperacional. O impacto é grande e está colocando em pausa muitas das operações dos sistemas desta empresa e até das lojas espalhadas pela Europa.
Até onde se sabe, o ataque causou um impacto nas filiais da empresa na Holanda e Alemanha. Há ainda relatos de que este ataque terá sido espalhado a algumas lojas em alguns países da Europa, condicionando as suas operações.
Apesar de todas as lojas online estarem funcionando, sabe-se que podem ter sido afetados mais de 3100 servidores e muitos postos de trabalho. As lojas afetadas têm tido problemas nas caixas registadoras, que não aceitam alguns meios de pagamento.
O ransomware usado neste ataque é o conhecido como Hive Ransomware e está exigindo 240 milhões de euros para que os dados sejam libertados novamente. A MediaMarkt é o maior grupo de venda de equipamentos eletrônicos e tem mais de 1000 lojas em 13 países.
A MediaMarkt garantiu que está trabalhando para resolver o problema da forma mais rápida possível.
Este é ainda um caso em desenvolvimento e ainda não existe uma ideia concreta do impacto que este ataque de ransomware teve na MediaMarkt.
Clique aqui e acompanhe as atualizações constantes da Brasiline Tecnologia sobre os ataques ransomware.