Um grande banco de dados com informações de milhares de usuários do Instagram, especialmente celebridades e influenciadores, foi encontrado online e disponível para qualquer pessoa. Os dados estavam hospedados no Amazon Web Services e o conteúdo tinha mais de 49 milhões de registros, que cresciam a cada hora.
Eles continham número de seguidores, se a conta era verificada, biografia, foto de perfil e localização (por cidade e país). Além delas, porém, eles apresentavam informações de contato privadas, como o endereço de e-mail e o número de telefone do proprietário da conta do Instagram.
Cada registro no banco de dados continha o cálculo do valor da conta, com base em número de seguidores, engajamento, alcance, curtidas e compartilhamentos. Isso era usado como métrica para determinar quanto a empresa pagaria a uma celebridade ou influenciador em um anúncio na plataforma.
Há dois anos, um bug da interface de programação de aplicativos (API) permitiu que hackers tivessem acesso a informações privadas de mais de 6 milhões de usuários. Esses dados foram vendidos em troca de bitcoins.
Segundo pesquisas, o Facebook, que é dono do Instagram, diz que está investigando o assunto, mas nada impede que esse novo vazamento esteja relacionado com o bug anterior. "Estamos buscando entender se os dados — incluindo e-mail e números de telefone — são do Instagram ou de outras fontes", diz um comunicado da companhia. "Também queremos entender de onde esses dados vieram e como se tornaram disponíveis publicamente."
Saiba como controlar o acesso à rede do seu negócio com FortiNAC.
Fonte
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

