O ecossistema consiste em três camadas de arquitetura que estão interconectadas: o ecossistema de dados, o ecossistema de infraestrutura e os serviços da federação.
O ecossistema de dados promove espaços em rede com base em regras acordadas. As ofertas de dados e serviços podem ser compartilhadas de forma transparente e em todos os setores da indústria. Isso promove a criação de novos serviços inteligentes, que incluem, por exemplo, inteligência artificial, a Internet das coisas ou aplicativos de Big Data.
No ecossistema de infraestrutura, as ofertas de diferentes provedores são interoperáveis e interconectadas. Os provedores podem colaborar uns com os outros para vincular suas ofertas, desenvolvê-los ainda mais e expandi-los. É assim que novos serviços amigáveis são criados.
Os Serviços de Federação Gaia-X são pedras angulares para habilitar e implementar o ecossistema federado previsto de GAIA-X. Nesse sentido, os serviços da federação dentro do ecossistema GAIA-X também serão criados como código aberto.
Eles seguem os princípios de Segurança por Design e Privacidade por Design. Portanto, garantimos os mais altos requisitos de segurança e a proteção da privacidade. Os grupos de usuários também podem se organizar como parte do GAIA-X, desde que cumpram as regras apropriadas. Estamos em constante diálogo com os usuários para verificar a facilidade de uso.
Além disso, regras comuns (Políticas e Regras) e diretrizes para o uso consistente de padrões (Arquitetura de Padrões) formam a base do sistema. Empresas que não aderem às regras comuns do projeto não podem se tornar parte do ecossistema.
Com este ecossistema, o Gaia-X direciona valor, casos de negócios e inovação para diferentes grupos-alvo, incluindo consumidores, provedores e facilitadores como a indústria, o setor público ou a academia.
Elementos centrais
Serviços de Federação
Os Serviços de Federação definem os requisitos técnicos e serviços necessários para operar o ecossistema Gaia-X federado. Eles garantem os mais altos requisitos de segurança e proteção de privacidade possíveis.
Data Spaces
Os Data Spaces representam um conceito de integração de dados sem um armazenamento central. Assim, os dados permanecem em sua origem e só são compartilhados quando necessário. Um Data Space é formado pela totalidade de seus participantes, todos seguindo as mesmas regras.
Padrões
Gaia-X está desenvolvendo uma Arquitetura de Padrões, descrevendo e alinhando os padrões e códigos de conduta existentes, ao mesmo tempo em que reforça as políticas de uso de dados.
Serviços
O Gaia-X contribuirá para aumentar a disponibilidade de serviços digitais. Ele criará oportunidades de valor e inovação empresarial, fornecendo esquemas e regras comuns para colaboração dentro e entre domínios.